/A Bandeira de Brumadinho

A Bandeira de Brumadinho

Recentemente o Memorial de Brumadinho, a partir das perguntas de um usuário, abriu uma discussão com seus seguidores sobre os significados da bandeira de Brumadinho. Nesta oportunidade diversas e diferentes pessoas da cidade puderam se manifestar tecendo, pertinementente, varias explicações sobre a história deste importante símbolo de Brumadinho.

Através das explicações feitas por estas pessoas ficamos sabendo que a bandeita oficial do Município de Brumadinho foi criada a partir de um concurso promovido pela Prefeitura em 1972 na gestão do então prefeito Mardocheu de Souza Parreiras (in memoriam) e que foi  intitulado “UMA BANDEIRA PARA BRUMADINHO”  aberto à participação pública.

Nesta discussao ficamos sabendo sabendo que a Prefeitura depois de receber e analisar várias propostas para este concurso, escolheu aqueela que foi apresentada pelo Padre Francisco Dante Mariano Angelelli, o Padre Dante (In memoriam), como era  popularmente conhecido em Brumadinho e que nesta época era ex-assistente do Vigário Paroquial.

Entretanto, como explicou Mário Criscuolo Parreiras no Memorial em mensagem postada no dia 12/02/2022, filho do ex-prefeito Mardocheu Parreiras, foi a sua mãe, Rosimeire Criscuolo Parreiras, que concebeu e desenhou à base inicial dessa bandeira. Entretanto, como ela era a esposa do prefeito, eticamente, estava impedida de participar do concurso que escolheria a bandeira oficial de Brumadinho.

Diante disso ela procurou o Padre Dante e com ele discutiu o projeto inicialmente elaborado por ela e a partir dessa discussão, ele reelaborou este projeto e o inscreveu em seu nome no concurso promovido pela Prefeitura que iria escolher a bandeira oficial do município.

Ao final do concurso a proposta vencedora foi aquela apresentada pelo Padre Dante.

Como testemunho do processo histórico deste concurso, Mário Criscuolo Parreiras, filho do ex-prefeito Mardocheu Parreiras, lembrou no Memorial que até hoje guarda em suas memórias as lembranças dos “rascunhos, desenhos e a evolução desta respeitada bandeira” feitos inicialmente por sua mãe e que coincidem com as explicações dadas pelo ex-prefeito Mardocheu Parreiras em a mim em entrevista no dia 16/02/2014 para o livro “Mídias locais, história e desenvolvimento de Brumadinho – 1910-2013”.

Sobre os significados da Bandeira de Brumadinho

Depois de encerrado o concurso anteriormente assinalado, no dia 14/10/72 a Prefeitura de Brumadinho promulgou a lei 262/72 instituindo oficialmente a Bandeira do Município de Brumadinho com os seguintes dizeres: “Fica instituída no município a Bandeira Municipal de Brumadinho com as seguintes características: tricolor com as cores vermelha, branca e verde horizontais; sobre o pano branco no meio, há um triângulo vermelho com uma base verde, uma faixa azul, outra com três pontos, também amarelo e uma muralha cuja cor vermelha, simboliza o amor, a cor branca a bandeira de Minas Gerais e a cor verde a Bandeira do Brasil; o triângulo dentro do pano branco coma efígie do Pico dos Três Irmãos e um rio ao fundo representa o município de Brumadinho dentro de Minas Gerais, com suas riquezas e o Rio Paraopeba, unidade do Vale; a muralha representa a Cidade e a Comarca”.

Acima, cópia em preto e branco da bandeira de Brumadinho reproduzida no livro “Histórias e riquezas do município de Brumadinho”, de 1982, publicado por Décio Lima Jardim e Márcio Cunha Jardim, sob os auspícios da Prefeitura durante o governo Gibiu (Cândido Amabis Neto). O leitor observará que nela consta, corretamente, a data de 17 de dezembro, em referência, data do Decreto Estadual 148/1938 que criou o município de Brumadinho.

Sobre os significados da bandeira

Além do que consta na lei municipal 262/1972, os dois autores do livro “Histórias e Riquezas de Brumadinho” analisaram e explicaram também o significado da nossa bandeira de uma forma mais ampla para além do que consta nesta lei. Segundo eles o triângulo nela contido representa o Estado de Minas Gerais e faz alusão à Inconfidência Mineira, movimento libertador da nossa Pátria

Já a torre, que o encima, representa o Poder Municipal e informam que todos os municípios tem esse símbolo em seu brasão o qual simboliza uma herança dos tempos medievais na Europa quando lá surgiram as cidades a partir da fusão das antigas fortalezas com as praças de comércio que nasciam ao seu redor.

Por esta razão a maioria dos brasões das cidades trazem desde essa época uma coroa representando o muro-fortaleza que as defendia.

Segundo ainda estes dois autores o polígno frontal em nossa bandeira contém uma cadeia de montanhas escondendo um veio mineral e que, segundo eles, é uma imagem perfeita que tanto pode representar tanto Ouro Preto quanto Brumadinho, pois aqui como lá uma serra contínua emoldura o município. Mas em nosso caso, lá está Pico dos Três Irmãos, o azul do nosso céu e as referências ao Rio Paraopeba que corta o município entremeado pelos verdes das matas e das serras avermelhadas representando nossos incontáveis recursos minerais.

Já a flâmula que a adorna, além do nome “Brumadinho” na parte central,  ostenta as duas datas mais importantes da nossa história: 17 de dezembro de 1938, dia oficial da fundação do município através do Decreto Estadual anteriormente citado, e 25 de maio de 1955, dia da elevação do município em Comarca Judiciária, completando assim a plenitude do seu poder autônomo” (JARDIM & JARDIM, 1982, pag. 111).

Já os tijolos mostrados na bandeira representam a independência, os  limites e o poder do nosso município e, por conseguinte, a nossa gente, enquanto o triângulo de Minas informa a qual estado nós pertencemos.

Nas escolas de Brumadinho estes significados da nossa bandeira também são corretamente explicados e discutidos com os nossos alunos, inclusive fazendo alusão, corretamente a data de criação do município, ou seja, 17 de dezembro de 1938.

Ruídos oficiais na bandeira

Apesar da abundância de informações públicas a respeito da nossa bandeira, salvo melhor juízo, parece que passou desapercebido a alguns suportes midiáticos um ruído que vem obliterando a compreensão sobre a data simbólica ostentada oficialmente em nossa bandeira. Neles consta equivocadamente a data de 15 de dezembro como data de fundação do município.

Se procurarmos a imagem da nossa bandeira na internet, a imagem que lá aparece indica, em sua parte inferior, no lado esquerdo, a data de 15 de dezembro de 1938, conforme a imagem abaixo, e não 17 de dezembro, como seria o correto.

Imagem da bandeira de Brumadinho na Internet. Fonte:

https://www.google.com/search?client=firefox-b-d&q=Bandeira+de+Brumadinho#imgrc (acesso no dia 30/12/2022).

Essa mesma data aparece também nos logins dos carros oficiais da Prefeitura de Brumadinho também indicando equivocadamente essa mesma data, ou seja, 15 de novembro e não 17 de dezembro como seria o correto, conforme mostra a imagem abaixo:

Foto de carro oficial da Prefeitura com a bandeira de Brumadinho cujo login indica equivocadamente a data de criação do município como 15 de dezembro não 17 de dezembro, como seria o esperado.

Também o portal oficial da Prefeitura na internet repete, equivocadamente, esta mesma data, conforme mostra a imagem abaixo:

Como se trata de um símbolo importante e representativo de nossa história, esperamos que, se não estivermos equivocados, que estes erros sejam devidamente e prontamente corrigidos.