/Todas as propostas de mudança para 2023, por um ano de mais leituras e boas histórias

Todas as propostas de mudança para 2023, por um ano de mais leituras e boas histórias

Fim de ano inevitavelmente ou não é dado a época para nos propormos a sermos pessoas melhores no ano que virá. Lembro que durante a faculdade eu sempre me propunha a ler e viajar mais, porém, digamos que a faculdade e o mestrado costuma sugar toda a alma que você tem de vida e o dinheiro de sua conta bancária também. Logo, metas inalcansáveis. Pra piorar, por muito tempo me propus a metas inalcansáveis e quando não as atingia me frustrava e  muito. O tempo passou, aquele papo de maturidade pra mim foi real que quanto mais velho mais sábio (às vezes sim) e aí as propostas foram ficando não apenas menores mas, mais condizentes com a minha realidade.

No período universitário me propunha a ler um livro por mês, às vezes alcançava, às vezes não, tiveram anos em que não se somavam 4 livros lidos pro ano inteiro e esses números pra mim que sempre li e li muito a vida toda me deixava bastante chateado. A vida tem dessas coisas de se propor a metas que não somos capazes de alcançar também, acontece. Porém hoje, já com mestrado e um pouco distante do campo universitário – não totalmente pois o destino me encaminhou a ser professor desse mesmo ramo – consigo encaixar mais leituras no meu dia a dia, as propostas com o instagram literário, parcerias e patrocínio de algumas editoras e autores fizeram com que o que antes era proposto a ser um por mês viraram 10, sim, um crescimento exponencial.

Agora já em dezembro muito perto de alcançar a meta (já se somam 117 livros lidos esse ano em uma meta de 120) consigo claramente enxergar como o tempo pode vir a ser generoso com a gente, o quanto o entendimento de que a vida tem tumultuadas fases é real e ainda acima disso tudo o quanto bons livros e boas histórias melhoram exponencialmente o nosso dia a dia.

2022 foi um ano de muita leitura compartilhada por aqui, mensalmente foi proposto conversas e debates de livros escolhidos a dedo na Livraria Mega Morais nos propondo a pensar em nós mesmos e na sociedade que nos cerca de forma empática e com sabedoria, respeitando as diferenças de crença, religião, orientação sexual, classe, etc… em suma tentando sempre nos tornar juntos pessoas melhores. Um ano de muitas boas indicações minhas, da Rose, da Alenice e de todos aqueles dispostos a indicar, trocar e crescer juntos. Ao olhar pra frente agora em dezembro e criar novas expectativas sobre o ano que está por vir não consigo não esperar por um ano de mais leituras e boas histórias.

Um livro, um jornal, uma rede social, seja qual for o meio de comunicação que continuemos a construir que o intuito e a meta seja sempre esse o de construir juntos, por uma sociedade mais justa, igualitária e honesta, afinal de contas, o que mais poderíamos esperar do futuro se não um mundo melhor? Presunçoso demais? Talvez, mas, se melhorarmos a partir da nossa própria existência com toda certeza melhoramos também o universo que nos cerca, e a proposta geral de todo ano deve ser essa não é mesmo?

Presenteie com livros, dê novas histórias, novos começos e construa juntos novos meios, por aqui finalizamos o ano cheios de expectativas, por um 2023 de muitas hipóteses do amor e coisas boas a cada um de nós. Que venha 2023, estamos preparados!

 

Paulo Fonsêcà