/HÁ UM LUGAR

HÁ UM LUGAR

Há um lugar onde havia cachoeira, bonita e saborosa de se curtir. Neste encanto, muitas matas, cavalos, bois, vacas, cachorros e até tatus se embaraçavam em nossos pés. Havia um lugar onde ter infância era magnífico, esplendoroso.

Quando era meio dia, ao longe ouvia-se várias explosões: eram as dinamites da mineradora ao longe. Lá, depois das explosões, uma fumaça marrom se via levantar. Havia um lugar que se começava a estudar, conhecer e socializar-se com outros. Havia um lugar onde as decepções e os primeiros amores ocorriam. Havia um lugar onde um rio passava e vários riachos o complementava.

Havia um lugar onde a silhueta da serra era a mãe magnifica magistral onde todos têm o ardor no coração quando partem e quando retornam. Havia um lugar que eram vários mundos: os maravilhosos mundos do interior e o pitoresco e peculiar mundo da sede. Havia um lugar que deu início a própria Minas Gerais, onde a parada do tropeiro era obrigatória.

Havia um lugar onde a traição fez história feito fundição: 7 sócios, sete chaves, um contrato e uma destruição. Havia um lugar que não deu ouro, apenas umas pequenas mas lindas igrejas. Havia um lugar onde a confusão de cultura e histórias de vias se fundem para formar um só povo. Havia um lugar que ainda não sabia a grandeza que tinha. Não descobriu que quando parar  Marciano Reis Mariano marciano.mrm@gmail.com Filósofo, Técnico em Agropecuária e Estudante de Direito. de deixar os representantes de si governarem para que os da cidade e pela cidade existirem tudo mudará. Havia um lugar das vendinhas, das figuras emblemáticas, dos condomínios, das mineradoras, dos estrangeiros e dos nativos.

Havia um lugar? Não. Há de haver, de ser, de existir Existe tudo isso antes posto. Existe mais: existe o mundo de cada um que vive e viveu neste mesmo lugar tão sofrido, tão elegante, tão rico, tão intelectualizado e tão massificado ao mesmo tempo. Existe eu e você, existe mais, existe nossa fusão enquanto filhos de Brumadinho. Parabéns jovem cidade de 79 anos.

Seus seios nos afagam, protege e nos coloca em missões à frente, para você, para mim, para todos nós. Avante Brumadinho, avante nosso orgulho de aqui viver e ser: existir.