/Que tal divulgar o turismo de Brumadinho no Meca/Inhotim

Que tal divulgar o turismo de Brumadinho no Meca/Inhotim

Entre os dias 4 e 6 de agosto o Inhotim vai realizar o Meca: um evento que atrai um grande público, principalmente o jovem, com uma programação diurna e noturna, permitindo que os turistas visitem as obras do maior museu a céu aberto do mundo e ainda assistam a shows de seus artistas preferidos.

Obviamente, o município tem uma maior circulação de turistas com a realização deste evento. Há pousadas, ‘hósteis’ e ‘airbnbs’ que estão com todos os quartos ocupados desde o mês de maio. E, claro, esse público se alimenta e toma uma cervejinha não só no evento, mas nos bares, padarias e restaurantes da cidade.

Brumadinho pode apostar no Meca e em outros programas culturais porque o turismo de eventos, principalmente os que envolvem cultura, podem ser uteis à divulgação turística de um povoado, distrito, cidade ou região. É, com certeza, um dos braços funcionais de captação de turistas.

No Meca, por exemplo, as frentes turísticas do município como a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, o Conselho de Turismo, o Destino Veredas e seus receptivos, poderiam participar da realização para divulgar os destinos turísticos da região. Desta forma captariam turistas para próximos eventos culturais e para os roteiros turísticos em uma próxima viagem que programarem para a região.

Como o Inhotim é o principal ponto turístico do Médio Vale do Paraopeba, e, ainda, aproveitando a deixa da nova diretora do Instituto, Júlia Rebouças, que em entrevista à imprensa recentemente mencionou que o Inhotim quer estreitar laços com a comunidade: “A ideia de pensar uma programação para além das exposições e pavilhões se relaciona com entender a riqueza desse programa artístico que constitui Inhotim, um lugar que você se organiza para ir, não para dar uma passadinha. Trata-se de um entendimento de como articular e aproximar a instituição da comunidade” acreditamos que é uma boa ideia abrir as portas do Inhotim para divulgar os outros destinos.

E, por que não começar no Meca? O Inhotim, sem dúvida nenhuma, é o carro-chefe do turismo regional, portanto, é o principal ponto de divulgação atualmente. No ano passado o Instituto firmou parceria com o Destino Veredas, mas o leque pode ser estendido, até mesmo com a parceria e intermédio do próprio Veredas, já que o Destino Veredas segue num processo de organização e planejamento contínuo do turismo, visando a sustentabilidade como uma das propostas para sair da minério-dependência.

Contudo, deixamos mais esta sugestão: que os eventos culturais realizados em Brumadinho sejam um dos canais de divulgação da cultura e turismo do município. E que essa divulgação seja planejada, estruturada e convidativa, não repetindo a mesmice de estandes fixos com distribuição de ‘folders’, mas sim de receptivos que chamem a atenção dos visitantes para os outros destinos, por meio de atividades alternativas. Para tanto é preciso investir em criatividade, imaginação e tecnologia.

Então, fica a sugestão: que tal começar a efetivar essa ideia no próximo Meca? Esperamos que ainda esteja em tempo.

 

Matéria por: Carminha