/A obesidade é um dos fatores de risco para as doenças cardiovasculares

A obesidade é um dos fatores de risco para as doenças cardiovasculares

Wagner Padua

O excesso de peso está diretamente ligado a um maior risco de diabetes, hipertensão arterial, doença coronariana, elevação do colesterol e triglicérides. Por isso, a obesidade deve ser combatida, tanto com programas de atividade física continuada, quanto com hábitos alimentares saudáveis.  Quanto aos exercícios, apesar de trabalhos científicos demonstrarem benefícios do treinamento intenso em curtos períodos de tempo (conhecido como HIIT), em geral as principais sociedades medicas recomendam caminhadas ou corridas leves 3 a 5x por semana por uma média de 300 min por semana. Quanto aos alimentos, evitar doces e açúcares, gorduras e frituras e os carboidratos em geral, pode contribuir enormemente no controle de peso.

Mas hoje quero enfatizar o abuso irracional de medicamentos para emagrecer, em particular aqueles sem comprovação científica, “fórmulas mágicas” que prometem milagres. Digo a você, leitora ou leitor, afaste-se imediatamente disso. Cuidado com médicos populares da internet, que divulgam essas fórmulas, hipoteticamente dizendo que são comprovados pela ciência, sem ser, na verdade.  Recentemente uma cantora famosa, de 42 anos, aparentemente saudável, faleceu aparentemente por suspeita de complicações renais, hepáticas e cerebrais de uma fórmula para emagrecer (isso ainda necessita ser comprovado). Mas, de toda forma, eu tive conhecimento do conteúdo desta fórmula e lhe garanto que a grande maioria não tem nenhuma comprovação científica,  isso mesmo, nenhuma evidência segura de que traz benefícios.  Atualmente, poucas drogas são aprovadas pelos órgãos reguladores e sociedades médicas para tratar obesidade: Liraglutida/Semaglutida e Orlistate demonstraram benefícios. Outras como Naltrexone, Topiramato, Bupropiona, Fluoxetina, apesar de serem empregadas em outras situações médicas e psiquiátricas, tem efeitos secundarios na redução do apetite e do peso. A Sibutramina, proibida nos USA, foi novamente liberada há alguns anos no Brasil, mas está sob investigação, devido a sérios efeitos adversos. O que for fora disso, é modismo e deve ser seriamente combatido.

Por fim, procure por profissionais médicos que gozem de credibilidade, que tenham experiência no tratamento da obesidade e que, acima de tudo, irão orientar você com as mais modernas e científicas estratégias para perder peso. Fique longe de médicos da moda, que prometem milagres, porque o tratamento da obesidade está longe de ser um milagre, de ser rápido ou facil. É uma completa mudança de hábitos e estilo de vida.