/Setembro Amarelo

Setembro Amarelo

Quando você se sentir só, no meio de uma escuridão, mas não uma simples noite, uma escuridão de dar medo, falta de ar e desespero, saiba que existem pessoas que estão com você. Mesmo que não pareça que exista uma saída, um caminho melhor para seguir, quando a desesperança e a sensação de que não é válido abrir os olhos novamente, quando respirar é um fardo pesado e tudo parece caminhar para o desastre, tudo vai para o caminho onde nada tem saída, mas saiba que existem pessoas que se preocupam com você. Se sinta importante, pois você é, não deixe que essa bola de neve cresça a ponto de não ter como voltar atrás.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a cada 45 minutos um brasileiro se suicida, um número alarmante e preocupante. Um outro dado que assusta muito é que em 90% dos casos poderia haver uma prevenção. O suicídio, infelizmente, na cabeça de quem está sofrendo é o ponto final da angustia e do desespero. É uma tentativa de dar um fim a algo que machuca e consome todas as suas energias a muito tempo. Para os conhecidos da vítima a única dúvida que resta, quando acontece, é o que poderia ter sido feito para evitar a situação?

O assunto não deve ser um tabu nas conversas e deve ser discutido para que seja possível a prevenção e assim o número de vítimas seja menor, é um passo muito grande começar a falar sobre o assunto sem tabus. Quando isso acontece as pessoas que vem sofrendo com a depressão e outros problemas conseguem enxergar uma outra saída, além do suicídio.

Depressão, desordens relacionadas ao uso de substâncias, esquizofrenia, transtornos de personalidade são apenas alguns dos indícios. É de extrema importância acompanhar eventuais mudanças de comportamento que levem o indivíduo ao isolamento social, desinteresse em atividades que antes davam prazer, angústia, aflição, baixo rendimento na escola ou no trabalho.

Precisamos dar muita atenção a esses sinais! Sempre valorizando e respeitando a dor da outra pessoa, sem julgamentos prévios, ou melhor, sem julgamentos. Não permita que os números aumentem, seja participativo na vida das pessoas que você gosta, contribua na vida delas com ações efetivas, sempre em favor da vida.

Demonstre interesse, ofereça sua ajuda. Não por glória pessoal, mas sim, porque a morte nunca será a solução, além de ser um caminho sem retorno. Seu objetivo não deve ser forçar a pessoa a falar com você e nem deve ser de dar críticas ou julgamentos, esse papel a sociedade já faz e é um dos causadores dos problemas. As pessoas que sofrem com esse problema devem entender que o que você sente é real, o amor é real e que a vida dela é muito importante. É válido lembrar que o ideal é oferecer ajuda para auxiliar na pesquisa por uma ajuda profissional. Você não tem as respostas finais para a crise de outra pessoa, mas pode ser um intermediador. Ajude e não permita que a situação chegue ao ponto extremo.

Se você se sente triste e só consegue pensar no suicídio como uma opção para acabar com o sofrimento procure ajuda. Ela pode ser profissional, como um médico e/ou psicólogo, um amigo, um familiar. Há serviços como o CVV (Centro de Valorização da Vida) que atendem 24 horas na internet ou pelo telefone 141.