/Setembro Amarelo – “Se Precisar, peça ajuda”

Setembro Amarelo – “Se Precisar, peça ajuda”

O mês de Setembro é sempre marcado por todas as campanhas de Setembro Amarelo que acontecem por todo o País. Neste ano de 2023 o lema é “Se precisar, peça ajuda” e praticamente todos os Munícipios realizam ações para a conscientização sobre a valorização da vida.

A campanha teve seu início em 2013, criada pelo então Presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Antônio Geraldo da Silva, onde a questão foi trazida à tona e ganhou notoriedade, chegando ao calendário nacionais a campanmha internacional Setembro Amarelo. Desde 2014 a ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina -CFM, divulgam e conquistam diversos parceiros pelo Brasil

Todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha.

Quando uma pessoa decide terminar com a sua vida, os seus pensamentos, sentimentos e ações apresentam-se muito restritivos, ou seja, ela pensa constantemente sobre o suicídio e é incapaz de perceber outras maneiras de enfrentar ou de sair do problema. Essas pessoas pensam rigidamente pela distorção que o sofrimento emocional impõe.

Se informar para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave. É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar que alguém está pensando em se matar e a ajude, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrar que está disponível para ajudar e demonstrar empatia, mas principalmente levando-a ao médico psiquiatra, que vai saber como manejar a situação e salvar esse paciente.

 

Seja ativo e participe da campanha para ajudar de alguma forma. Sua vida vale muito, e “se precisar, peça ajuda”.

 

João Pedro Fernandes