/Entenda um pouco mais sobre a insônia

Entenda um pouco mais sobre a insônia

Você dorme bem? Não? Então provavelmente você é um dos 73 milhões de brasileiros que sofrem de insônia, segundo a Associação Brasileira do Sono (ABS). Como é difícil olhar para o relógio, ver as horas avançando noite adentro e sono não chegar. Dormir bem é fundamental para todo ser humano. Existem inúmeros benefícios, como controle do estresse, melhora o humor, o raciocínio, concentração, fortalece o sistema imunológico. É durante o sono que o organismo restaura muitas funções fisiológicas, como a síntese de proteínas, o crescimento muscular, repões as energias e regula todo o metabolismo do corpo. Por isso, é recomendável que adultos durmam em média 7 a 8 horas de sono por dia (jovens e crianças necessitam um pouco mais!).

Indivíduos que dormem mal, e aqui me refiro a pouca quantidade de horas ou a má qualidade do sono, aumentam o risco de diversas doenças, de alterações metabólicas e imunológicas e diversos transtornos mentais, como ansiedade, depressão, dentre outros.

Então, está claro que uma boa rotina de sono é importante para todo ser humano. É possível e necessário cultivarmos bons hábitos de vida, hábitos estes que comprovadamente favorecem uma boa noite de sono. Para isso, segue algumas dicas importantes: evite o uso de cigarro e bebida alcoólica e café a noite, evite dormir durante dia (cochilos), trabalhar a noite, situações de estresse ou comer muito a noite. Outra recomendação interessante é evitar o uso de telas emissoras de luz, como TV, laptop, tabletes e celulares (porque a luz excessiva confunde o cérebro em relação a percepção do dia e da noite).

Para dormir bem, é recomendado manter um horário regular de sono, inclusive a hora de deitar e procurar dormir o quanto precisar para se sentir descansado. Não tente dormir a menos que esteja com sono (evite a ansiedade por não dormir) e faça exercícios físicos regulares (mas tente não fazer próximo do horário de dormir). Mantenha um ambiente do quarto propício (escuro e com pouco barulho).

Bom, se depois de todas essas medidas que favorecem o sono, você ainda tem dificuldades de dormir, talvez seja o momento de procurar ajuda médica para uma avaliação de necessidade de tratamento.

Existem inúmeras opções de tratamento. Alguns medicamentos são específicos para dormir, conhecidos como hipnóticos, como o Zolpidem e a Ezopiclona. Outros tem “efeitos colaterais” de induzir o sono, ou seja, medicamentos utilizados para outras patologias e que, indiretamente, estimulam o sono. É o caso de alguns antidepressivos, como a Mirtazapina, a Trazodona e a Amitriptilina. Acontece ainda com os Benzodiazepínicos e aqui vai uma recomendação importante: tenha muito cuidado com o uso crônico de Benzodiazepínicos (Alprazolam, Diazepam, Clonazepam, dentre outros). Esses medicamentos tem indicação específica atualmente, devendo ser evitado seu uso crônico por mais de 8 a 12 semanas. O uso excessivo pode levar a dependência, a uma necessidade crescente de aumento de dose e a problemas de memória e risco de queda. Se você está usando Benzodiazepínicos para dormir por mais de 3 meses, procure um médico experiente para avaliar uma troca de medicação, fazendo o desmame (redução da dose gradual), recomendado para esse tipo de medicação.