/Futuro e Incertezas

Futuro e Incertezas

Somos acostumados desde pequenos a pensar no futuro e como vamos ser e o que vamos fazer. Perguntas como: “O que você quer ser quando crescer?” “Vai estudar o que?”, dentre outras, são comuns em nossa rotina. Elas são feitas por nossos pais, parentes, amigos e conhecidos, sempre foi um assunto vigente e que fez parte da vida de todos. No atual momento da cidade que vivemos o que mais bate em nossa cabeça volta a ser o nosso futuro. Como será daqui para frente? Brumadinho vai conseguir reagir? Temos um futuro esperançoso? Essas questões marretam nossas cabeças a todo tempo e infelizmente ainda não temos respostas, apenas esperança.

A incerteza é um sentimento que vem de acompanhante do pensar sobre o futuro, pelo simples fato de que nossa vida não é exata igual a matemática, onde 2 + 2 sempre será 4. Tudo que acontece em nosso futuro está ligado 100% a nossas ações do presente, e tudo pode se alterar muito com uma simples mudança no presente, por esse motivo vivemos uma vida de incertezas. Claro que nesse mo- mento de angustia que vivemos a incerteza ia aparecer junto com outros muitos sentimentos, e devemos conseguir lidar com ela, canalizando e aplicando em outras atitudes que façam, de alguma for- ma, seu futuro melhor.

Colocar no papel sentimentos nunca foi algo fácil, agora que os sentimentos estão misturados e acumulados ficou mais complicado ainda, mas sei que o município vai se reerguer, vamos dar a volta por cima. Brumadinho é uma cidade muito rica, e quando eu falo isso não cito apenas financeiramente, somos um município iluminado pela natureza. Temos que aproveitar, com responsabilidade e segurança, e conseguir tirar benefício disso.

O município é observado por milhares de pessoas ao redor do mundo. Possui cachoeiras, rios, diversas espécies da fauna e ora, locais especializados em Ecoturismo, trilhas para bicicleta e para caminhada, bens tombados, o Inhotim, maior museu a céu aberto do Mundo e esses são apenas alguns pontos da extensa lista de atividades para se fazer em Brumadinho. Como diriam os mais antigos, estamos com a faca e o queijo na mão para conseguirmos dar a volta por cima nesse crime cometido pela Vale.

Eu acredito no futuro de Brumadinho. Tenho orgulho de ser da cidade que sou, uma cidade de povo com muita esperança e muita fé, por esse motivo que consigo ver uma luz, consigo enxergar que sim, temos um futuro, será uma caminhada longa e tensa, mas vamos conseguir vencer essa batalha e superar esses obstáculos gigantescos colocados no nosso caminho.

João Pedro Fonseca Fernandes