/Vigilância em Saúde realiza ação voltada para o Combate ao Feminicídio

Vigilância em Saúde realiza ação voltada para o Combate ao Feminicídio

A equipe da Vigilância em Saúde realizou na manhã de quarta-feira (31/08), na praça da rodoviária, uma ação de conscientização focada no combate ao feminicídio e à violência contra a mulher.

 

A ação teve por objetivo a sensibilização da sociedade para o enfrentamento à violência doméstica, e a conscientização sobre a importância de denunciar qualquer tipo de violência contra as mulheres-, seja ela física, psicológica, moral, sexual ou patrimonial. A ação é uma extensão do trabalho sobre o ‘Agosto Lilás’ que foi realizado nos PSF’s da sede e do interior pela enfermeira Juliana Bernardes.

 

De acordo com o levantamento feito pelo Datafolha, encomendado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em tempos de pandemia e isolamento social, onde as mulheres ficaram mais tempo em casa, na companhia de parceiros, tutores e familiares, o número de casos e denúncias sobre violências aumentou significativamente.

 

“Procuramos alertar e informar as pessoas sobre os direitos da mulher e a importância de recorrer aos canais disponibilizados para denúncias, ligue 190 ou 180”, ressaltou Juliana Bernardes. .

 

Ilma Cândida é aposentada e durante a ação contou que foi vítima de violência doméstica por 27 anos. Ao se livrar desta situação, fez vários cursos sobre direito da mulher e agora segue como voluntária conscientizando e alertando outras mulheres sobre sua experiência. A aposentada falou também sobre a importância de criar uma rede de proteção à mulher em nosso município.

 

“Depois que esta mulher denuncia seu violentador ela não pode voltar para casa e precisa de amparo do poder público e de todos os poderes envolvidos, precisamos de uma rede de proteção para resguardar a mulher e os filhos”, finalizou.

 

Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180

A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 presta uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. O serviço registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgão competentes e também fornece informações sobre os direitos da mulher, como os locais de atendimento mais próximos e apropriados para cada caso: Casa da Mulher Brasileira, Centros de Referências, Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam), Defensorias Públicas, Núcleos Integrados de Atendimento às Mulheres, entre outros.

 

A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. O Ligue 180 atende todo o território nacional e também pode ser acessado em outros países.

 

Matéria por: Thamara Amana / Prefeitura Municipal de Brumadinho