/Vigilância em Saúde realiza ação focada em promover a importância de suas atividades no município

Vigilância em Saúde realiza ação focada em promover a importância de suas atividades no município

Quando se fala em saúde, quase que instantaneamente somos levados a pensar em ações voltadas para o conceito de atendimento hospitalar. Entretanto, o tema se revela de forma muito mais complexa e vasta em suas diversas áreas correspondentes.

Dentro destes segmentos está a Vigilância em Saúde, uma ramificação que está objetivamente voltada para aspectos de regulação, fiscalização e implementação de práticas focadas em condutas sanitárias em prol da saúde coletiva e individual das pessoas.

Presente nas esferas federal, estadual e municipal. Em Brumadinho, o setor tem trabalhado em parceria com outras unidades para garantir que as normas sanitárias sejam seguidas, acarretando em mais segurança para a população, seja de ordem alimentar ou simplesmente no que tange a resíduos hospitalares.

E visando a divulgação das diversas frentes de atuação da Vigilância em Saúde, foi realizado pelos servidores, na segunda-feira (15/08), uma ação na rodoviária, voltada para o público. Utilizando estandes, cartazes e materiais recolhidos em fiscalizações anteriores que puderam retratar uma parcela do trabalho do setor e a sua importância.

“A Vigilância em Saúde é compartimentada em algumas áreas: nós temos as áreas da Vigilância Sanitária, epidemiológica, ambiental, Zoonoses, Saúde do Trabalhador, além da Educação em Saúde e a parte da imunização. É uma ampla esfera que envolve nosso trabalho”, afirma José Antônio de Morais, Coordenador.

Ainda de acordo com Morais, em Brumadinho, a Vigilância em Saúde tem direcionado seu trabalho para o aspecto educativo, entretanto sem abandonar o punitivo quando necessário. “Nos dias atuais, nós trabalhamos buscando a minimização e a eliminação dos riscos sanitários, que acontecem no dia a dia. Então, nosso papel é educar, conscientizar e promover a saúde das pessoas, além de aplicar as leis sanitárias quando necessário, por meio de notificações e multas, frisou.