/Secretaria de Saúde adquire novos equipamentos hospitalares para Complexo Hospitalar

Secretaria de Saúde adquire novos equipamentos hospitalares para Complexo Hospitalar

Dando seguimento ao programa de avanço e modernização da saúde em Brumadinho, foi entregue na quinta-feira (25/08), pelo prefeito Nenen da Asa em companhia do secretário de Saúde Eduardo Callegari, mais um conjunto de equipamentos médico-hospitalares para o município.

 

O chefe do executivo fez questão de realizar a entrega simbólica ainda nas instalações da antiga Policlínica, onde os profissionais da saúde cuidavam de retirar os equipamentos das caixas.

 

Entre os itens adquiridos destacam-se aparelhos como ventiladores mecânicos, aspiradores de secreção, berços aquecidos, oxímetro de pulso, ultrassom arterial, balanças pediátricas, cardioversores, entre outros equipamentos que irão auxiliar médicos, enfermeiros e fisioterapeutas cardiovasculares, além de trazer mais conforto e segurança para os pacientes.

 

Em conversa com os profissionais, Nenen da Asa confidenciou estar muito empolgado, pois Brumadinho tem atingido patamares admiráveis ao que corresponde à saúde pública. “A nossa saúde hoje é considerada uma das melhores de Minas Gerais, não é por acaso. Com o novo hospital, nós oferecemos aos brumadinhenses exames de endoscopia, colonoscopia, Ultrassonografia, tomografia e mamografia. São poucos os hospitais na região metropolitana que entregam todos estes serviços. A chegada desses aparelhos nos possibilitará melhorar ainda mais”, frisou.

 

Dentre todas as aquisições, a mais festejada foi a compra dos cinco ventiladores mecânicos. O utensílio ficou bastante evidenciado durante a Pandemia de Covid-19, dado a sua essencialidade no tratamento dos casos agudos da doença -, onde era necessário a intubação do paciente para uma respiração artificial.

 

“Já na época da pandemia, nós tivemos um hospital de campanha muito equipado, inclusive com ventiladores mecânicos, cruciais para salvar vidas. Eu trabalho com esse equipamento todos os dias atendendo aqueles pacientes mais graves. Este, em especial, Nós podemos utilizá-lo tanto em pacientes neonatais, pediátricos ou em adultos. Ver a chegada deles é muito bom, porque muitas vidas foram perdidas pela falta desses aparelhos. Isso nos dá mais tranquilidade para executar nosso trabalho”, Salientou Graziele Moreira, fisioterapeuta cardiovascular.

 

De acordo com o setor de Patrimônio da Prefeitura, todo o aparato entra em operação imediatamente, assim que catalogado.

 

 

Matéria por: Moisés Elias / Prefeitura Municipal de Brumadinho