/Saiba mais sobre o Novo Programa da Prefeitura Municipal de Brumadinho, o Bolsa Estudantil

Saiba mais sobre o Novo Programa da Prefeitura Municipal de Brumadinho, o Bolsa Estudantil

A Prefeitura Municipal de Brumadinho, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, lançou o programa Bolsa Estudantil para auxiliar financeiramente os estudantes regularmente matriculados em cursos presenciais, fora de Brumadinho. Com o objetivo de incentivar a educação no município.

 

Nas perguntas abaixo você pode sanar todas as dúvidas referentes ao programa:

 

1 – O que é o Programa de Bolsa Estudantil?

 

A Bolsa Estudantil é um novo programa da Prefeitura de Brumadinho, com a adaptação para uma política pública voltada à concessão de auxílio financeiro aos estudantes regularmente matriculados em cursos presenciais, fora do município de Brumadinho, em situação de vulnerabilidade social, visando ampliar suas condições de permanência e êxito acadêmico, bem como reduzir os índices de retenção universitária e assim contribuir para a consequente diplomação.

O recurso será creditado mensalmente na conta bancária do beneficiário, e foi atrelado automaticamente ao Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos da Prefeitura, ou seja, garantimos uma atualização desse valor anualmente na mesma proporção do reajuste dos funcionários públicos.

O valor também foi ampliado, da média de R$150,00 para R$467,40.

 

2 – Quais são seus objetivos:

 

I – viabilizar a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

II – incentivar a conclusão dos cursos superiores, técnicos e profissionalizantes;

III – promover a democratização do acesso ao ensino superior, por meio da adoção de ações complementares de promoção do desempenho acadêmico.

 

3 – Quem pode receber o auxílio?

 

O estudante que cumprir, cumulativamente, as seguintes condições:

I – possuir renda familiar per capita não superior a um 3,5 salário-mínimo

II – estar matriculado em cursos de graduação, graduação técnica e/ou formação profissionalizante presencial e fora do município;

III – não ultrapassar dez semestres do tempo regulamentar do curso de graduação em que estiver matriculado para se diplomar;

IV – apresentar toda a documentação necessária;

O disposto nos incisos I e II do § 1º do art. 3º não se aplica aos estudantes PcD e discriminados em função da identidade de gênero ou de orientação sexual que foram afastados do convívio familiar por consequência da LGBTfobia.

 

4 – Como é feita a comprovação da condição de estudante PcD e discriminados em função da identidade de gênero ou de orientação sexual?

 

A documentação mínima para comprovação da condição de Pessoa com Deficiência é:

  1. Laudo médico que ateste a deficiência do estudante;
  2. Para a discriminação da identidade de gênero ou de orientação sexual, será necessário preencher uma autodeclaração de próprio punho.

 

5 – Quando novos estudantes poderão se candidatar à bolsa?

 

As inscrições já estão abertas, e acontecem nas quartas e quintas-feiras, de 10h às 12h e de 14h às 16h, no Normas e Regulamentação lá na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social.

 

A gestão segue trabalhando em prol dos estudantes do município, buscando angariar recursos e benefícios para incentivar os jovens.

 

 

 

 

Matéria por: Prefeitura Municipal de Brumadinho