/Lula vence Bolsonaro no segundo turno e se elege o novo Presidente do Brasil

Lula vence Bolsonaro no segundo turno e se elege o novo Presidente do Brasil

Apuração encerrou por volta das 20 horas e decretou Luiz Inácio Lula da Silva novo Presidente eleito do Brasil. Lula assume o cargo novamente, pela terceira vez, no dia 01 de janeiro de 2023.

 

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) realizou a apuração dos votos do segundo turno de todo o país a partir do encerramento do horário de votação, as 17 horas. Pouco tempo depois, as 20 horas, aproximadamente, foi confirmado a vitória do candidato Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno sobre o candidato Jair Bolsonaro.

 

Lula recebeu 50,90% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro, 49,1%, se tornando a menor diferença na história brasileira desde a redemocratização, em 1985, batendo a antiga marca de Dilma Rousseff nas eleições de 2014. Em números a diferença chegou a um pouco mais de 2,1 milhões de votos.

 

Lula assumirá o cargo de chefe do Executivo Brasileiro pela terceira vez no dia primeiro de janeiro de 2023, com 77 anos de idade, e se tornará o mais velho ocupante do cargo na história do País. Jair Messias Bolsonaro se tornou o primeiro Presidente brasileiro a não a reeleição para um segundo mandato.

 

O próximo passo político do Brasil é iniciar a campanha de transição de mandatos, onde uma equipe, pré-definida pelo Lula, começará a trabalhar em conjunto com o atual governo para organizar para os próximos anos. Até o momento Lula não informou quem será o coordenador da transição, nome de Geraldo Alckmin é o mais especulado para ocupar tal função. Lula tem até quarta-feira, dia 02 de novembro para definir.