/Entrevista com o Novo Secretário de Desenvolvimento Social de Brumadinho

Entrevista com o Novo Secretário de Desenvolvimento Social de Brumadinho

Pensando em sanar algumas dúvidas dos cidadãos brumadinhenses o Jornal Circuito Notícias realizou uma entrevista com o Novo Secretário de Desenvolvimento Social de Brumadinho, Gustavo Barcelos, que assumiu a pasta no último mês.

A Secretaria de Desenvolvimento Social é um dos pontos principais de todo Governo. Nos últimos anos a Pasta vinha realizando diversos serviços e auxiliando diversas famílias da Cidade. Com a saída da antiga Secretária, Christiane Passos, algumas dúvidas sobre o futuro, novos projetos, antigos projetos entre outras surgiram nas cabeças dos cidadãos.

Gustavo Barcelos cedeu ao Jornal Circuito uma entrevista comentando sobre as ideias, projetos e ações que irão acontecer em Brumadinho nos próximos meses e anos. Além dos projetos futuros, os antigos também foram comentados e alguns confirmados para o futuro.

Confira abaixo a entrevista completa de Gustavo Barcelos, novo Secretário de Desenvolvimento Social de Brumadinho:

1 – A Secretaria de Desenvolvimento Social possui uma grande importância para a construção de um Município melhor. Quais são os principais projetos atuais da pasta?

Assumir a Secretaria de Desenvolvimento Social nada mais é que um novo desafio. A pasta estava em boas mãos com a Christiane Passos, e substituí-la será um estímulo enorme.

Entro com a ciência de que a Assistência Social é um carro chefe na administração pública, porta de entrada de diversos usuários, e fonte de acolhimento de demandas humanitárias e sociais.

Sobre o futuro, vislumbro um crescimento ainda maior. Estamos fortalecendo a política pública de defesa da mulher; da pessoa com deficiência; das pessoas idosas; da criança e do adolescente; e do público LGBTQIAP+; e aprimorando o próprio sistema único de assistência social, com a abertura recente do CRAS na região rural.

Um dos meus maiores focos é descentralizar o serviço da assistência. Eu quero levar a secretaria diretamente ao usuário, e não mais esperar que eles nos procurem.

Agora, para finalizar sua pergunta, eu já criei um carinho na secretaria por um órgão mais que especial, que é o CRASEC. O Centro de Referência em Assistência Social Especializado em Calamidades surgiu após o crime da Vale em 2019 para acolher de forma integral toda à população.

 

 

2 – A população gosta de saber quem são os responsáveis pelas Secretarias de Brumadinho, por esse motivo, seria interessante uma pequena apresentação, nos diga um pouco mais sobre você, Gustavo, e sobre sua história até assumir o cargo de Secretário de Desenvolvimento Social de Brumadinho.

Nascido e criado em Brumadinho, amo esse lugar! Grande parte da minha família e meus amigos estão aqui. Me formei em Direito em Brumadinho, e comecei a advogar na cidade. Fiz meu mestrado em Direitos Humanos, me tornei professor universitário do curso de direito. Trabalhei na Câmara como assessor parlamentar, como chefe de gabinete e depois como Secretário Geral do Legislativo. Recentemente recebi o convite para assumir a secretaria de Desenvolvimento Social, e fiquei muito honrado, tendo em vista que sou ativista da causa humanitária. 

A política está na minha veia, e entendo que por esse caminho podemos melhorar a comunidade que estamos inseridos, a vida das pessoas de modo geral. Quero entregar um serviço de qualidade para o usuário, e quero deixar marcada a minha passagem por essa secretaria, encaro como uma missão de vida. Algumas mudanças já estão acontecendo e outras ainda acontecerão para tornar nossa secretaria um ambiente ainda mais acolhedor, humano e igualitário

3 – De uns tempos para cá alguns moradores em situação de rua chegaram em Brumadinho e se alojaram em alguns pontos do centro da cidade. Existe algum projeto que envolva uma possível resolução para esses casos?

Sim, claro! Esses projetos sempre existiram e, no entanto, há certo cuidado para não comprometer a identidade dos usuários. Mas, atendendo sua pergunta, vou te explicar como isso funciona na prática: O CREAS possui uma equipe especializada para atendimento e acolhimento da população em situação de rua. Durante essa abordagem, os técnicos além de colherem informações para subsidiar o atendimento completo, eles oferecem o suporte de uma casa de passagem onde o usuário tem acesso a alimentação, ao banho, higiene pessoal, novas roupas e a tentativa da reintegração familiar. O que acontece, infelizmente, é que nem todos possuem o interesse no atendimento, e nós não podemos obrigar ninguém à nada, respeitando o direito daquele cidadão.

4 – Sobre Projetos antigos ou Projetos que estavam parados, existe a possibilidade do retorno das atividades de alguns? Se sim, quais seriam os projetos retomados?

Na verdade, me permita corrigir, não existem projetos parados ou que devam ser retomados. Estamos trabalhando muito para aperfeiçoar o programa de habitação social, construindo em parceria com os técnicos que realizam os atendimentos de ponta, os melhores critérios e cenários para as famílias cadastradas no Aluguel Social da Prefeitura conseguirem o sonho da casa própria.

No entanto, temos uma preocupação com a realidade municipal. Existe uma previsão no próprio acordo judicial com a Vale, mas os critérios ainda precisam ser estabelecidos. Estou me empenhando muito para tirar isso do papel o quanto antes.

5 – Qual é o seu plano para o futuro da Secretaria de Desenvolvimento Social em Brumadinho?

Brumadinho tem condições de ser a melhor referência em assistência social no Brasil. No meu limite humano, farei o possível para expandir esse serviço a todos os cantos de Brumadinho, garantindo a proteção dos direitos básicos/especiais, socioassistenciais e projetos e programas para nossa população.

6 – Atualmente existe algo que esteja dificultando a realização dos serviços da Pasta?

Ainda vivemos a calamidade do crime da Vale em 2019. Brumadinho têm hoje uma severa mudança no perfil da população. Vários desafios precisam ser enfrentados, e as mudanças necessárias já estão sendo implementadas.

7 – Brumadinho enfrenta constantemente situações críticas no período de chuvas. Quais medidas estão sendo adotadas no âmbito da Secretaria de Desenvolvimento Social para minimizar esses impactos?

As chuvas intensas são um grande problema para Brumadinho, afinal, estamos dentro de um vale com um rio cortando o centro da cidade e servindo como limite geográfico para separar brumadinho de vários outros municípios, se estendendo por toda a comunidade rural.

Cientes disso e diante de todas as dificuldades enfrentadas nas últimas cheias, estamos aprimorando o Plano de Contingência da Assistência Social, realizando o mapeamento das áreas mais suscetíveis a inundação, de modo a fortalecer a presença da assistência no apoio da comunidade nesses momentos de calamidade.

Em parceria com a Defesa Civil, estamos trabalhando para fortalecer o CRASEC – órgão especializado em calamidade da assistência –  de modo a preparar a equipe, e a resposta imediata ao menor risco de transbordamento do rio Paraopeba e de seus afluentes.

As chuvas de janeiro de 2022 já mostraram que as equipes estão preparadas, mas posso afirmar que se isso se tornar necessário – Deus nos proteja para que não – estaremos mais preparados e estruturados para enfrentar quaisquer calamidades. Parte do nosso trabalho é prevenir, e estar pronto para remediar.