/Dimensão da Tragédia na Saúde a longo prazo

Dimensão da Tragédia na Saúde a longo prazo

O crime ocorrido em Brumadinho possui dimensões incalculáveis. Infelizmente todas as pessoas que estão envolvidas de alguma forma com a tragédia em si possuem algumas memórias e sentimentos que poderão trazer problemas no futuro. Os problemas na área da saúde poderão aparecer daqui a algum tempo.

O primeiro momento da confusão é carregado de estresse, tensão, raiva e muita dor. Aqueles que encontraram seus parentes e amigos, infelizmente sem vida, vivem uma mistura de sentimentos numa dor do luto, além do inconformismo com a ideia de que tudo aquilo poderia ter sido evitado se não fosse a irresponsabilidade e o descaso pela segurança das pessoas que viviam aos pés da barragem.

Aqueles que ainda possuem familiares ou amigos desaparecidos vivem uma intensa agonia ao ficar na espera de uma notícia boa, o sentimento de esperança ainda povoa suas cabeças, mas o medo de receber uma notícia ruim que colocaria fim à esperança de reencontrar com aqueles entes queridos já martela constantemente suas cabeças. Os que estão trabalhando socorrendo as vítimas são verdadeiros heróis, Uma semana após o ocorrido, Brumadinho prestou algumas homenagens em memória das vítimas do rompimento da barragem da mina do Córrego do Feijão da Vale. Na quinta-feira, dia 31 de janeiro, o arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor, celebrou uma missa na Igreja Matriz de São Sebastião que não estão trabalhando de forma incansável, se arrastando na “lama”, que na verdade são rejeitos cheio de minério tóxico que possui um cheiro terrível, na esperança de conseguir salvar alguma vida ou pelo menos dar um descanso digno a todos que estavam ali. Nessas situações o estresse mental e do corpo e inevitável e pode ter consequências graves para a saúde física e mental, necessitando de apoio médico e psicológico.

Um outro problema está concentrado naqueles que tiveram contato com a “lama”, pois eles correm risco de intoxicação por metais pesados. Por esse motivo todos devem ficar em alerta aos sinais de vômito, náuseas, cefaleia, Durante a missa o arcebispo fez críticas a ambição e a idolatria pelo dinheiro, pediu que acontecesse algumas mudanças no âmbito nacional e estadual, além de falar sobre a possível construção de um campanário em memória das vítimas. O Movimento Transforma Brasil esteve presente durante toda a missa com voluntários distribuindo rosas e abraços com a intenção de confortar o coração daqueles que tanto precisam. No dia seguinte, dia 1 de fevereiro, 10 helicópteros jogaram pétalas de rosas sobre os rejeitos da barragem I da Mina da Vale. Essa foi uma homenagem do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar e Defesa Civil às vítimas. Uma bandeira do Brasil e uma de Minas Gerais foram hasteadas e cerca de 50 diarreia, coceiras e manchas vermelhas na pele e dor no corpo. Se por acaso algum desses sinais aparecerem o melhor é procurar um médico o mais rápido para a avaliação e a orientação.

Os moradores da região não devem usar a água do Rio Paraopeba para nada. As pessoas devem manter uma alimentação saudável e se hidratar com água limpa e potável. Todos devemos colocar as vacinas em dia, principalmente a da febre amarela. Esse crime vai deixar problemas graves para o futuro e todos devemos nos cuidar para não agravar ainda mais a tragédia.

Na imagem de satélite abaixo é possível ver o caminho percorrido pelos rejeitos da barragem que rompeu e todo o estrago que foi feito. A lama atingiu várias localidades.