Um incêndio de grandes proporções na Serra da Moeda, localizada na região do interior de Brumadinho, tem causado grande preocupação entre os moradores locais. As chamas, que começaram a se espalhar rapidamente na última terça-feira, já devastaram uma vasta área de vegetação nativa, colocando em risco a fauna local e ameaçando propriedades próximas.
O incêndio, que teve início nas proximidades da fábrica da Coca-Cola, ao longo da rodovia BR-040 e se espalhou rapidamente tanto para o lado leste quanto para o oeste, atingindo diversas cidades, como Itabirito, Nova Lima, Ouro Preto, Brumadinho e Moeda.
Moradores das comunidades próximas da Serra da Moeda e de condomínios da região como o Retiro do Chalé, relatam medo e apreensão com a possibilidade de o incêndio chegar às suas casas. Hoje pela manhã o cenário no interior era de muita fumaça e fuligem.
Além dos riscos diretos, o incêndio na Serra da Moeda também levanta preocupações ambientais, já que a região é rica em biodiversidade.
A previsão do tempo indica que a falta de chuvas e os ventos devem continuar nos próximos dias, o que pode dificultar ainda mais o controle do fogo.
O incêndio na Serra da Moeda é um lembrete doloroso dos desafios enfrentados pelas comunidades rurais e das consequências devastadoras que os incêndios florestais podem ter para o meio ambiente e a vida das pessoas. As equipes de combate ao fogo permanecem em alerta, enquanto os moradores aguardam, ansiosos, por notícias sobre o controle da situação.