/Desenvolvimento Social e Defesa Civil apresentam plano de contingência contra enchentes

Desenvolvimento Social e Defesa Civil apresentam plano de contingência contra enchentes

Em reunião realizada na manhã desta terça-feira (20/12) entre o prefeito Nenen da Asa, a Secretária de Desenvolvimento Social e o Coordenador da Defesa Civil de Brumadinho, foi apresentado o Plano de Contingência contra enchentes no município e o Plano de Ação Social e de Saúde, que vinham sendo elaborados em conjunto entre os dois órgãos desde de agosto. Os documentos contêm ações que devem ser executadas em caso de enchentes e outras calamidades que venham ocorrer na cidade.

 

Os mecanismos têm como objetivo central nortear e deliberar as operações voltadas para atuação de todo o pessoal envolvido nas tarefas de monitoramento e de execução em situações de crise, tanto para quem esteja diretamente envolvido como os servidores do Desenvolvimento Social e Defesa Civil, quanto para os voluntários cadastrados.

 

De acordo com Christiane Passos, responsável pela pasta do Social, apesar do recesso de final ano, toda a equipe estará de sobreaviso para eventuais urgências que possam aparecer. “Nosso pessoal está todo mobilizado para atuar assim que for preciso. Estamos trabalhando em conexão com a Defesa Civil que detém todos os indicadores que informam sobre a quantidade de chuva e, principalmente, sobre os níveis dos rios que cortam o município”, relatou.

 

Com um trabalho diretamente voltado para o acolhimento e suporte às pessoas, a Secretaria de Desenvolvimento Social elaborou paralelamente por meio do CRASEC, (Centro de Referência de Assistência Social Especializado em Calamidades), o chamado Plano de Ação Social e de Saúde que tem seu foco nas ações que vão tratar diretamente as pessoas que porventura sejam afetadas pelas chuvas.

 

Diferentemente do plano apresentado pela Defesa Civil, que se debruça sobre os riscos hídricos e geológicos, o desenvolvido pelos profissionais do CRASEC, visa mapear toda a rede de apoio que estará a serviço do cidadão em caso de urgência.

 

“O nosso plano contempla a base de apoio que a Defesa Civil precisa para contingenciar as famílias. O plano escalona como iremos apoiar as pessoas após serem retiradas das áreas de risco e garantir que elas tenham um lugar para serem amparadas durante o período de calamidade. Hoje, nós já sabemos para onde levar, quem irá conduzir, quais os pontos que ficam ilhados. O processo está todo mapeado”, declara Passos.

 

O CRASEC fica na Rua José Solha – 45, no Centro e o contato pode ser feito também pelo número de telefone 3571-3519. Em caso emergência os Bombeiros devem ser acionados por meio do 193 e o SAMU pelo 192.