/Comoção e Esperança em Homenagem aos Envolvidos

Comoção e Esperança em Homenagem aos Envolvidos

Uma semana após o ocorrido, Brumadinho prestou algumas homenagens em memória das vítimas do rompimento da barragem da mina do Córrego do Feijão da Vale. Na quinta-feira, dia 31 de janeiro, o arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor, celebrou uma missa na Igreja Matriz de São Sebastião que não estão trabalhando de forma incansável, se arrastando na “lama”, que na verdade são rejeitos cheio de minério tóxico que possui um cheiro terrível, na esperança de conseguir salvar alguma vida ou pelo menos dar um descanso digno a todos que estavam ali. Nessas situações o estresse mental e do corpo e inevitável e pode ter foi o suficiente para abrigar a todos que queriam e precisavam estar ali, buscando uma ajuda no espiritual para ter força e continuar.

A rua ficou coberta de pessoas e muitos fiéis presentes tiveram que assistir à celebração em homenagem pelos telões que estavam do lado de fora da igreja.

Durante a missa o arcebispo fez críticas a ambição e a idolatria pelo dinheiro, pediu que acontecesse algumas mudanças no âmbito nacional e estadual, além de falar sobre a possível construção de um campanário em memória das vítimas. O Movimento Transforma Brasil esteve presente durante toda a missa com voluntários distribuindo rosas e abraços com a intenção de confortar o coração daqueles que tanto precisam.

No dia seguinte, dia 1 de fevereiro, 10 helicópteros jogaram pétalas de rosas sobre os rejeitos da barragem I da Mina da Vale. Essa foi uma homenagem do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar e Defesa Civil às vítimas. Uma bandeira do Brasil e uma de Minas Gerais foram hasteadas e cerca de 50 diarreia, coceiras e manchas vermelhas na pele e dor no corpo. Se por acaso algum desses sinais aparecerem o melhor é procurar um médico o mais rápido para a avaliação e a orientação. Os moradores da região não devem usar a água do Rio Paraopeba para nada. As pessoas devem manter uma alimentação saudável e se hidratar com água limpa e potável. Todos devemos colocar as vacinas em dia, principalmente a da febre amarela. Esse crime vai deixar problemas graves para o futuro e todos devemos nos cuidar para não agravar ainda mais a tragédia. Na imagem de satélite abaixo é possível ver o caminho percorrido pelos rejeitos da barragem que rompeu e todo o estrago que foi feito. A lama atingiu várias localidades. militares e policiais civis fizeram um minuto de silêncio em respeito e memória. Algumas passagens Bíblicas foram lidas por um capelão da Polícia Civil junto com cânticos religiosos.

No mesmo dia, um pouco mais tarde, foi realizada a Caminhada da Solidariedade por todas as famílias vítimas do crime. O trajeto teve início na Quadra de Esportes com todos os participantes vestindo branco que caminharam até o letreiro na entrada da cidade, onde foram recebidos com uma grande celebração em homenagem a aqueles atingidos. A caminhada uniu pessoas de diversas crenças, religiões e até aqueles que não acreditam, todos juntos mandando energias positiva para aqueles que precisam. Brumadinho está junto nessa batalha.