/Centro Especializado em Reabilitação (CER) atende mensalmente centenas de pacientes em Brumadinho

Centro Especializado em Reabilitação (CER) atende mensalmente centenas de pacientes em Brumadinho

Instalado para acolher as demandas dos pacientes, com acessibilidade, conforto, amplitude e organização, o Centro Especializado em Reabilitação (CER) realiza aproximadamente 30 atendimentos por dia.

 

Localizado ao lado da Igreja Matriz de São Sebastião, na rua Barão do Rio Branco, nº 108, o CER conta com uma equipe multiprofissional especializada que realiza atendimentos nas áreas de fisioterapia ortopédica, neurológica, respiratória, uroginecológica, vascular e também terapia ocupacional.

 

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e desenvolvimento da população de Brumadinho, o CER trata de problemas neurológicos, fonoaudiólogos e reabilitação de idosos e crianças a partir de 12 anos; recebe pacientes tanto da rede pública (SUS) quanto da rede particular e atende também na zona rural, nos PSF’s do Aranha, Tejuco e Brumado.

 

“O paciente precisa de um encaminhamento médico, podendo ser particular ou SUS. Chegando na unidade, todos passam pelo acolhimento realizado pelo fisioterapeuta que classifica a prioridade do atendimento. Quando são casos de pós-operatório, fratura ou AVC recente, este paciente não precisa entrar na fila de atendimento, sendo feita uma marcação quase que imediata. Geralmente esse paciente é agendado para a próxima semana e já dá início a seu tratamento”, explicou Mirenya Antunes, Fisioterapeuta coordenadora do CER.

 

A coordenadora ressaltou ainda que entre os serviços prestados pelo CER está a cessão de aparelhos auditivos. Segundo ela o paciente chega à unidade com um encaminhamento feito pelo otorrino após realizar exames de audiometria, o aparelho é cedido pela prefeitura e o implante é realizado por uma equipe especializada em Betim.

 

“A prefeitura fez uma compra de aparelhos auditivos porque estávamos com uma demanda de quase 200 pacientes na fila de espera. Essa demanda foi suprida e ainda temos aparelhos para serem distribuídos mediante encaminhamento médico e conforme a disponibilidade”, explicou.

 

 

Matéria por: Thamara Amana / Prefeitura Municipal de Brumadinho