/Asfalto chega à estrada do Inhotim e Setransb espera desafogar trânsito em área central

Asfalto chega à estrada do Inhotim e Setransb espera desafogar trânsito em área central

Faltando pouco menos de dois meses para a virada do ano, e Brumadinho já comemora um feito histórico no que diz respeito à infraestrutura viária. Em nenhuma outra época houve tanta implementação asfáltica como nos últimos 10 meses. Fato que tem ajudado a melhorar o acesso a locais que, em outros momentos, detinham certa dificuldade para serem acessados.

 

Dono da maior área territorial da região metropolitana, ultrapassando até mesmo a capital Belo Horizonte, Brumadinho ocupa a 242° posição no ranking mineiro de tamanho de cidades. A Secretaria de Obras e Serviços Públicos estima que o município seja circundado por cerca de 700 km de estradas rurais. Ou seja, as chamadas estradas de terra, situação que demonstra a vastidão territorial e o tamanho do desafio em gerir todo esse tráfego.

 

E dentro deste plano de melhoramento de vias, mais uma que passa por obras de pavimentação asfáltica é a Estrada do Inhotim. A rota sempre foi uma opção para os motoristas que preferem não passar pelo centro da cidade – principalmente para quem busca acessar à COHAB ou chegar até Conceição de Itaguá.

 

Serão cerca de 2,3 km de asfalto implantado, ligando os bairros da região e o Museu do Inhotim ao viaduto do Terminal TSA. A pavimentação do trecho trará maior mobilidade e rapidez, se tornando uma alternativa veloz para acessar Brumadinho, contribuindo para desafogar o trânsito intenso na região central, principalmente nos horários de pico, onde os motoristas precisam ter mais paciência.

 

“Nós temos a expectativa que com a conclusão das obras possamos ter uma diminuição vertiginosa no fluxo de veículos na região central. Mas, evidentemente, só teremos certeza após a liberação. Entretanto, já temos estudos feitos que acenam favoravelmente para esta possibilidade”, afirma Sérgio Mendes, Secretário Adjunto de obras.

 

O término das obras está previsto para a segunda quinzena de fevereiro do próximo ano. De acordo com informação dos técnicos da Prefeitura responsáveis pela fiscalização, o prazo de entrega precisou ser estendido por conta do período chuvoso que atrapalha a evolução dos trabalhos.

 

 

Matéria por: Moisés Elias / Prefeitura Municipal de Brumadinho