/ASCABRUM bate meta em agosto e 25 toneladas de lixo são recicladas

ASCABRUM bate meta em agosto e 25 toneladas de lixo são recicladas

Cinco meses após o início dos trabalhos de coleta seletiva e reciclagem feito pela ASCABRUM (Associação dos Catadores de Brumadinho), bons resultados já podem ser vistos e comemorados. Com a meta de separação batida, alcançando a casa de 25 toneladas de material recolhido só no mês de agosto, a associação demonstra a que veio, e mira números mais ambiciosos para um futuro próximo. 

 

Criada para dar suporte à ASCAVAP (Associação dos Catadores do Vale do Paraopeba) a nova cooperativa chegou em um cenário extremamente promissor, onde, cada vez mais as pessoas têm desenvolvido hábitos sustentáveis como a separação do próprio lixo que produzem. 

 

Com o trabalho das duas entidades, Brumadinho dá um passo importantíssimo para se firmar como um município amigo do meio ambiente e, que busca valorizar práticas responsáveis e vitais para um desenvolvimento sustentável. 

 

“Há cerca de um ano nós iniciamos a reformulação da coleta seletiva. O objetivo inicial dessa reestruturação era modernizar as associações de catadores. Já tínhamos uma parceria com a ASCAVAP e, famílias de baixa renda do município criaram então, a ASCABRUM. Para nos auxiliar contratamos a consultoria do IRR (Instituto de Referência de Resíduos), para que pudesse nos dar suporte. E temos obtido um retorno extraordinário”, ressalta Vagner Donato, Secretário Adjunto de Meio Ambiente. 

 

Além de promover a preservação do meio ambiente, a coleta seletiva tem gerado emprego e renda para as famílias, enfatizando que é absolutamente possível fazer a economia girar, porém sem degradação da natureza. 

 

De acordo com Rosimeire Couto, coordenadora da ASCABRUM, os trabalhadores receberam rendimentos superiores a dois salários mínimos neste mês, reforçando o compromisso social envolto às práticas sustentáveis. Além de demonstrar que investir em tecnologia voltada para o meio ambiente, pode proporcionar bons negócios a empresas que queiram investir no setor. 

 

“Para mim é uma grande experiência. Nós estamos tendo um grande apoio da Prefeitura Municipal de Brumadinho, o que facilita nosso trabalho. Eu sou muito orgulhosa da ASCABRUM porque ela está indo para frente. Sem contar que ela está fazendo seu papel na preservação do meio ambiente e trazendo dignidade para famílias”, comemora Couto.  

 

 

 

Matéria por: Moisés Elias / Prefeitura Municipal de Brumadinho