/Surto de Dengue em Minas Gerais: Mortes Aumentam e Preocupam Autoridades de Saúde

Surto de Dengue em Minas Gerais: Mortes Aumentam e Preocupam Autoridades de Saúde

Brumadinho – 16 de fevereiro de 2024.

Nesta quinta-feira (15 de fevereiro), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou um aumento alarmante no número de mortes causadas pela dengue no estado. De acordo com os dados fornecidos pela pasta, já são 18 óbitos registrados em decorrência da doença, colocando Minas Gerais em segundo lugar no ranking nacional de mortes pela dengue, atrás apenas do Distrito Federal, que contabiliza 23 vítimas.

As áreas mais afetadas pela dengue em Minas Gerais incluem Belo Horizonte, Cordisburgo, Ribeirão das Neves, Arceburgo, Bocaiúva, Conselheiro Lafaiete, Crucilândia, Jequitaí, Lagoa Santa, Monte Belo, Nepomuceno, Sarzedo e Sete Lagoas, onde foram registradas as fatalidades.

Segundo as autoridades de saúde, a situação é preocupante, pois além das mortes confirmadas, há ainda 100 casos em investigação. O combate à dengue torna-se uma prioridade urgente em todo o estado, com ações preventivas e de controle sendo intensificadas para conter a propagação do mosquito transmissor, o Aedes aegypti.

A população também é convocada a colaborar ativamente no combate à proliferação do vetor, adotando medidas simples, como a eliminação de recipientes que possam acumular água parada em suas residências, além do uso de repelentes e medidas de proteção individual.

Diante do aumento significativo no número de casos e mortes pela dengue em Minas Gerais, as autoridades de saúde alertam para a importância da conscientização e da mobilização de toda a sociedade no enfrentamento dessa grave situação de saúde pública.