/DIA D CONTRA A DENGUE: Casos em Gestantes Aumentam Drasticamente!

DIA D CONTRA A DENGUE: Casos em Gestantes Aumentam Drasticamente!

Brumadinho, 04 de março de 2024.

Novos dados alarmantes divulgados pelo Ministério da Saúde revelaram um surto preocupante de dengue entre gestantes, com um aumento assustador de 345,2% nos primeiros seis meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2023. Esse aumento dramático traz consigo um quadro de risco elevado não apenas para as mães, mas também para seus bebês em desenvolvimento.

A dengue, uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, apresenta sérias complicações, especialmente em gestantes. O quadro pode evoluir para formas graves da doença, como choque, hemorragias e até mesmo óbito, representando perigos iminentes para a saúde das gestantes. Além disso, as complicações perinatais também estão em jogo, incluindo prematuridade, restrição de crescimento intrauterino e até morte fetal.

Diante desses números alarmantes, medidas urgentes são necessárias para conter a propagação da dengue e proteger as gestantes e seus bebês. A prevenção ainda é a melhor estratégia: elimine qualquer possível criadouro de mosquitos em sua casa, use repelentes recomendados durante todo o dia, e busque assistência médica imediata ao primeiro sinal de sintomas da dengue.

A batalha contra a dengue é uma responsabilidade de todos nós. É hora de unir esforços e combater esse aumento preocupante de casos, garantindo a segurança e a saúde das gestantes e de suas preciosas crianças em gestação.