Começamos mais um ano com muitas expectativas e, como não poderia deixar de ser, a mudança de data nos anima a colocar em prática tudo o que não foi efetivado no ano anterior e, ainda, nos impulsiona a melhorar o que foi conquistado. E, entre as expectativas está o turismo. Não o de massa, mas um turismo diferenciado, típico da nossa região que oferece diferentes vivências para o turista que viaja sozinho, acompanhado, em grupo ou com a família.
Mas o que Brumadinho tem além do Inhotim? Ah, minha gente, como temos dito repetitivamente, o município tem muitas coisas para mostrar. Não só ele, mas também as cidades vizinhas. E, por isso vamos falar hoje de uma boa ideia que foi efetivada oficialmente no dia 22 de novembro, justamente no Inhotim, o maior museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo.
Naquele dia, o Destino Veredas, antigo Circuito Veredas do Paraopeba, apresentou uma nova proposta de turismo em Minas Gerais, tendo como ponto de partida o Inhotim, para em seguida levar o turista a conhecer a gastronomia, arte, história e cultura de 15 municípios mineiros do Vale do Paraopeba.
O ponto de partida foi apresentar ao turista 13 experiências que ligam o contemporâneo ao tradicional. Desta forma, quem visita Inhotim não precisa pode prolongar a estadia para conhecer os arredores por meio de uma parceria entre iniciativa privada, gestão pública e sociedade civil. Esta parceria está organizada para proporcionar um turismo de qualidade.
Desta forma, os parceiros oferecem várias opções aos turistas. Quem gosta de gastronomia pode degustar pratos mineiros, saborear os tradicionais doces de leite, provar uma cachacinha e, ainda, visitar ateliês de arte e artesanatos e se arriscar a aprender alguns pontinhos de bordados e participar da produção de peças de cerâmicas. Enquanto isso, as crianças também podem vivenciar suas próprias aventuras.
Os municípios que fazem parte do Veredas são Belo Vale, Bonfim, Brumadinho, Ibirité, Igarapé, Itaguara, Jeceaba, Juatuba, Mário Campos, Mateus Leme, Moeda, Piedade dos Gerais, São Brás do Suaçuí, São Joaquim de Bicas e Sarzedo. Acreditamos que, gradativamente a ideia possa crescer e fazer com que o turista tenha vontade de ficar e conhecer o que estas cidades oferecem como atrações turísticas.
Muitos moradores da região também podem e devem aproveitar as experiências oferecidas pelas cidades do Destino Veredas. Então deixamos aqui o site www.visiteveredas.com.br, para os turistas de casa e os de fora, convidando todos a vivenciarem as experiências maravilhosas que temos bem no nosso quintal. Muitas vezes as coisas boas não estão só nas regiões praianas ou nas famosas cidades turísticas, mas podem estar bem ao nosso lado, tímida, típica do nosso jeitinho mineiro de ser.
Carminha