/Vallourec realiza Dia do Voluntariado em Brumadinho

Vallourec realiza Dia do Voluntariado em Brumadinho

O sábado, dia 09 de novembro, foi marcado pela alegria, atividades culturais, educacionais e de bem-estar, diversão, brincadeiras, cultura, boa comida, muitos brinquedos e diversas apresentações na Escola Padre Xisto, em Piedade do Paraopeba, distrito de Brumadinho.

Há mais de dez anos a Vallourec promove o Dia V, que é uma iniciativa proposta pelo Conselho da Cidadania Empresarial da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), onde diversos voluntários se reúnem para realizar ações relacionadas a solidariedade em um espaço social. Essas ações já estão no calendário da empresa desde 2003 e visam a execução de práticas responsáveis, socialmente falando, a importância da solidariedade e da integração social, isso tudo acaba gerando um interesse em exercer o papel de cidadão, tanto nas pessoas que estão sendo ajudadas, quanto nos voluntários que estão ajudando.

O dia começou muito bem, as 8 horas da manhã os participantes puderam desfrutar de um café da manhã comunitário de boas-vindas para depois conseguirem dar prosseguimento nas ações durante a parte da manhã. As ações que aconteceram foram das mais variadas, de exposições fotográficas a formatura de alunos da Oficina de Empregabilidade. Os jovens ainda aprenderam um pouco de Gastronomia, com a oficina de decoração de Cupcakes, além de se conscientizarem sobre a alimentação saudável em todas as idades. Durante todo o evento os participantes puderam desfrutar da Quick Massage, uma combinação das massagens orientais Shiatsu e Anmáassagens, que visam a diminuição do estresse, sentido pela pressão do dia-a-dia moderno.

O brilho estava presente no olhar dos participantes que, além de se divertirem e brincarem, tiveram inúmeras aulas que, no futuro, irão servir de muita ajuda. O evento se encerrou com um aulão coletivo de zumba e uma belíssima apresentação da Orquestra Jovem Vallourec tocando os maiores clássicos diretamente dos cinemas, causando a sensação de nostalgia nos mais velhos e curiosidade nos mais novos, que ouviam pela primeira vez excelentes obras da música.

O voluntariado Corporativo é um conceito moderno no qual as empresas disponibilizam seu capital social para promover soluções e desenvolvimento nas comunidades onde as empresas estão inseridas. É acima de tudo, um ato de amor ao próximo, compaixão, respeito e solidariedade, pois os voluntários oferecem seu melhor para colaborar com a melhoria continua do outro. Seja um voluntário e faça sua parte!

 

 

ORQUESTRA JOVEM VALLOUREC

 

A Vallourec firmou um compromisso com a comunidade do Barreiro: promover a inclusão social por meio da arte. Assim sendo, surgia o projeto “Orquestra Jovem Vallourec”, que com a música iria transformar a comunidade, conta José Roberto Alvarenga, um dos coordenadores do projeto: “Nosso objetivo era democratizar a música erudita, tanto para alunos que quisessem aprender e viver desse ofício, como para professores ou músicos, e também para a comunidade, oferecendo a oportunidade de conhecer esse universo. ”

Em seus 14 anos de existência, dez com o apoio da Vallourec, José Roberto contabiliza mais de 350 apresentações, entre parcerias com o Ministério da Cultura, eventos da Fundação Sidertube, no Cine Theatro Brasil Vallourec e em hospitais e escolas da região: “Nossa história nos dá motivos para comemorar: hoje temos ex-alunos que estão vivendo da música, como professores particulares e aqui no projeto, tocando em eventos e até em universidades. ”

Essa é a história de Joice Rafaela Coutinho, que neste ano conclui na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) seu bacharelado em Música. Filha do empregado aposentado da Vallourec, José Coutinho de Araújo, seu primeiro contato com a música foi na Orquestra Jovem: “Quando vi a apresentação da orquestra fiquei encantada e decidi que iria dedicar minha vida à música. Vou carregar o aprendizado, as pessoas e os momentos vividos ali para sempre comigo, por que foi graças ao meu professor, José Aristóteles Medeiros, e aos colegas com quem pratiquei e me apresentei que hoje estou conquistando esse diploma”, comentou orgulhosa. ”

Dentre os âmbitos de atuação social da Vallourec, a cultura é um dos pilares para contribuir a formação de jovens e cidadãos, tendo como base o acesso à arte. Por meio de uma sólida parceria, de longa data, com o Projeto Música nas Escolas, a empresa investiu e formou a Orquestra Jovem Vallourec, para que filhos de empregados e alunos da Escola Padre João Botelho, localizada no entorno da empresa, no Barreiro, vivenciassem o desafio de aprender música erudita.