/Vale prorroga termo de cooperação com municípios para limpeza de áreas impactadas pelas chuvas

Vale prorroga termo de cooperação com municípios para limpeza de áreas impactadas pelas chuvas

A Vale prorrogou por 30 dias o termo de compromisso firmado em caráter colaborativo com municípios, instituições de Justiça e Governo de Minas para efetivar a limpeza das áreas alagadas pelas enchentes históricas do início do ano. O prazo de cessão pela empresa do maquinário para a realização dos trabalhos se encerraria na última terça-feira (15/11), mas, atendendo a pedido das cidades envolvidas e do Ministério Público de Minas Gerais, permanecerão disponíveis até 15 de dezembro.

A gestão, remoção, transporte e destinação final adequada dos resíduos e sedimentos mobilizados pelas chuvas continuará sob responsabilidade das prefeituras que, em agosto, assinaram convênio individual com a companhia. São elas Brumadinho, Mário Campos, Esmeraldas, Juatuba e São Joaquim de Bicas, na Bacia do Paraopeba. Os cinco municípios já formalizaram o desejo de estender o termo de compromisso.

O custeio do serviço previsto no termo de compromisso é de responsabilidade da Vale. Desde agosto estão sendo empenhadas frotas compostas por diversos equipamentos, como caminhões, para uso das prefeituras.