/“Vale está Enrolando o Povo de Mariana e Brumadinho”, Dispara Lula

“Vale está Enrolando o Povo de Mariana e Brumadinho”, Dispara Lula

Brumadinho, 1 de julho de 2024.

Em uma entrevista exclusiva à rádio FM O TEMPO 91,7, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não poupou críticas à mineradora Vale S.A. Ele acusou a empresa de “enrolar” a população de Mariana e Brumadinho, afetada pelos rompimentos de barragens em 2015 e 2019, respectivamente.

“A Vale, vamos ser francos, está enrolando o povo de Mariana e o povo de Brumadinho. Faz sete anos. Criou uma empresa [Fundação Renova] para fazer o quê? Essa empresa já fez as casas? Já pagou indenização?”, questionou Lula, destacando a insatisfação com a lentidão no processo de compensação das vítimas.

Lula também ressaltou a disposição do governo federal em finalizar o acordo de repactuação para os moradores das duas cidades mineiras. “Estou pré-disposto a negociar a dívida da Vale não com Minas Gerais, mas com o povo da região que foi afetado pelas barragens de Mariana e Brumadinho,” afirmou o presidente.

O presidente ainda destacou a necessidade de entregar moradias às vítimas, pagar indenizações e recuperar o rio Doce. “A Vale está lá com dinheiro aplicado sem querer pagar. Vamos também fazer acordo para que a Vale pague essa dívida,” completou.

De acordo com Lula, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, informou que 90% do acordo já está resolvido. “Alexandre Silveira vai me apresentar semana que vem, ou na outra, para a gente bater o martelo e fechar esse acordo,” revelou.

O Ministério de Minas e Energia foi procurado pela reportagem para comentar as declarações do presidente Lula, mas não houve retorno até o momento.