/Vacinação Contra Dengue Alcança Apenas 10% das Cidades Brasileiras; Laboratório Takeda Pharma Limita Produção

Vacinação Contra Dengue Alcança Apenas 10% das Cidades Brasileiras; Laboratório Takeda Pharma Limita Produção

Brumadinho, 12 de março de 2024.

Com o início da vacinação contra a dengue em fevereiro pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Brasil será pioneiro mundial na oferta da vacina na rede pública. No entanto, a distribuição enfrenta limitações significativas, atingindo apenas 10% dos municípios do país, com um foco específico em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

Qual é a vacina e qual o laboratório responsável? A vacina Qdenga, adquirida do laboratório japonês Takeda Pharma, é a responsável pela imunização. Com um total de 6,5 milhões de doses disponíveis, a capacidade de produção do laboratório se torna o principal fator limitante.

Por que há poucas doses disponíveis? Apesar do anúncio antecipado da estratégia de vacinação pelo Ministério da Saúde, o laboratório Takeda Pharma enfrenta restrições na produção, sendo capaz de entregar apenas 6,5 milhões de doses para o país em 2024. Esta limitação resulta na seleção de apenas 521 cidades para a campanha de vacinação.

Como foi definida a lista de 521 cidades e o foco em crianças e adolescentes? A distribuição da vacina foi determinada com base nas restrições de produção, resultando em uma cobertura limitada a 10% dos municípios brasileiros. Além disso, a priorização da faixa etária de 10 a 14 anos visa maximizar o impacto da vacinação em grupos mais suscetíveis à dengue.

Qual a lista das cidades que terão a vacina contra a dengue? Os municípios selecionados para a campanha de vacinação contra a dengue podem ser consultados no mapa disponibilizado pelo Ministério da Saúde, destacando as áreas abrangidas pela imunização.

A imunização vai acontecer a partir de fevereiro em todo o Brasil? Embora a vacinação esteja programada para iniciar em fevereiro, ela estará disponível apenas nas cidades selecionadas, representando um desafio para a abrangência nacional da imunização.

Há expectativa de que a vacinação seja ampliada? Apesar das limitações atuais, há planos para expandir a vacinação contra a dengue, com a expectativa de aumento na capacidade de produção e entrega de mais doses em 2025.

A vacinação contra a dengue é uma medida crucial em meio ao aumento alarmante de casos e mortes no país. Com o número de casos dobrando em relação ao ano anterior e estados como Minas Gerais e São Paulo declarando estado de emergência, a imunização se torna uma prioridade na luta contra essa doença transmitida por mosquitos.