/Programa Guardiões do Patrimônio Cultural é tema de audiência pública

Programa Guardiões do Patrimônio Cultural é tema de audiência pública

Iniciativa visa a capacitação de jovens para atuar na preservação de bens culturais.

Nesta quarta-feira (2/8/23), a Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza audiência pública para debater a importância do programa Guardiões do Patrimônio Cultural em Minas Gerais, desenvolvido pela PUC Minas. A reunião será realizada no Auditório do andar SE da ALMG, a partir das 16 horas.

O requerimento para realização da audiência pública é de autoria do presidente da Comissão de Cultura, deputado Professor Cleiton (PV).

O programa Guardiões do Patrimônio Cultural tem o objetivo de capacitar jovens entre 15 e 25 anos para que possam atuar em rede, em iniciativas que visem a preservação de bens culturais em suas próprias comunidades, abrangendo o patrimônio cultural tangível e intangível.

Os jovens têm acesso gratuito às aulas, a todo o material de estudos e ainda recebem uma bolsa durante 6 meses. A ação educativa recebe financiamentos por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, mas também atende jovens de outros municípios próximos à Capital, tais como Caeté, Raposos, Sabará e Santa Luzia.

O programa é coordenado pelo Grupo de Pesquisa Religião, Patrimônio Cultural e Turismo Religioso – vinculado ao Departamento de Ciências da Religião da PUC Minas; e também pela Arquidiocese de Belo Horizonte, por meio do Vicariato Episcopal para a Ação Missionária (Veam), a Pastoral da Cultura, paróquias e o Instituto Casa Comum, através do projeto Uni+ON e o Setor Cultura da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Entre os convidados para a audiência pública, já confirmaram presença o professor e administrador do Curso Guardiões do Patrimônio Cultural, Josimar da Silva Azevedo, e o padre Mauro Luiz da Silva, que é diretor e curador do Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos (Muquifu).

 

 

Matéria por: Assembleia Legislativa MG