/Programa de fortalecimento da saúde entrega mais de 2 mil instrumentos e capacita equipes de saúde de Brumadinho, Mário Campos e Sarzedo

Programa de fortalecimento da saúde entrega mais de 2 mil instrumentos e capacita equipes de saúde de Brumadinho, Mário Campos e Sarzedo

As Redes de Atenção Básica de Brumadinho, Mário Campos e Sarzedo receberam um importante reforço no atendimento à saúde nos últimos três anos. Em parceria com as prefeituras, o programa Ciclo Saúde beneficiou as 51 Unidades Básicas de Saúde (UBS) locais com equipagem de mais de 2 mil instrumentos e mobiliários, como balanças infantis, oxímetros, cadeiras odontológicas, tablets, notebooks, oftalmoscópios, dentre outros. Mais de 700 profissionais receberam capacitação neste período em temas como atenção, prevenção e promoção da saúde por meio da iniciativa da Vale. Além disso, 140 jovens construtores em saúde foram qualificados em formação-ação para empoderamento juvenil na promoção da saúde comunitária.

Em 2019, o sistema de Atenção Básica de Saúde de Brumadinho contava com 57 moradores cadastrados. O número era prova do grande desafio a ser enfrentado pelo poder público. Segundo a coordenadora da Atenção Básica de Brumadinho, Mariane Lousada, os equipamentos doados pelo Programa Ciclo Saúde possibilitaram a informatização de todas as unidades básicas de saúde e o cadastro de mais de 80% da população. Em dezembro de 2021, o município atingiu a marca de 33.987 pessoas cadastradas, isto é, acompanhadas pelas equipes de saúde da família.

“Antes da doação, os atendimentos e cadastros eram anotados em fichas de papel e hoje todos os profissionais de saúde possuem computador nos consultórios para registrar as consultas”, afirma.

 

A informatização dos dados de saúde é um dos benefícios esperados pelos municípios participantes do Ciclo Saúde.


Segundo os dados fornecidos pela coordenadora, o uso dos tablets também aumentou o número de visitas domiciliares realizadas no município. Uma análise amostral feita no banco de dados demonstrou que em dezembro de 2020, o número de visitas domiciliares realizadas era cerca de 5.928 ao mês. Em 1 ano após o recebimento dos tablets, o número de visitas passou para 13.093 ao mês.

A informatização também ajudou Sarzedo. O programa Ciclo Saúde fomentou a criação de um Grupo de Trabalho (GT) de Educação Permanente em Saúde formado pelos Gerentes das Unidades Básicas de Saúde em 2021. Essa atividade teve como objetivo apoiar os profissionais na organização, sistematização e monitoramento das demandas territoriais relacionadas aos indicadores do município.

Já em Mário Campos, a Frente Jovens Construtores em Saúde (JCS) deu origem a um boletim sobre saúde mental, o “JCS Comunica”, e um podcast com 3 episódios sobre o tema “ócio e lazer”, definido a partir de uma reflexão conjunta sobre situações cotidianas afetadas pela pandemia.

 

Equipamento capaz de realizar a ausculta de batimento fetal é um dos instrumentos entregues às unidades básicas de saúde que participaram do programa da Vale. 

Novas unidades de saúde

O fortalecimento da saúde nos municípios também passa pela construção de novas unidades. Em 2021, foram entregues às prefeituras de Brumadinho e Mário Campos duas Unidades de Saúde. As estruturas, construídas a partir do diálogo entre a Vale e a gestão municipal, foram entregues mobiliadas e equipadas para contribuir para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar coletivo.

Em Brumadinho, a Unidade de Saúde da Família conta com quatro consultórios (dois para clínica geral, um ginecológico e um odontológico) e sala para vacinação, realizando cerca de 200 atendimentos por mês. Silei Matias Aguiar, moradora de Parque da Cachoeira, garante que o atendimento melhorou com a nova infraestrutura. “Ter uma unidade de saúde aqui está sendo muito bom. Estamos sendo muito bem atendidos pelo município, tem médico e tem dentista. Está tudo novo e bem cuidado”.


Unidade de Saúde da Família de Mário Campos foi inaugurada em fevereiro.