/Premiado no exterior, filme com moradora de Brumadinho terá sessão gratuita em BH

Premiado no exterior, filme com moradora de Brumadinho terá sessão gratuita em BH

Sessão acontece no Pátio Savassi e contará com a presença do diretor belga e da protagonista, Carolina de Moura Campo.

Na próxima segunda-feira, dia 28 de agosto, haverá uma sessão gratuita do filme ‘A Ilusão da Abundância’, premiado no exterior em festivais da Bélgica e dos Estados Unidos, com a presença do diretor, Matthieu Lietarert, e de uma das protagonistas Carolina Moura, moradora de Brumadinho.

A sessão acontece no Pátio Savassi e os ingressos podem ser retirados pelo site do Sympla. Os jornalistas, Erika González, colombiana, e Matthieu Lietaert, belga, dirigem esse documentário sensível sobre a luta de três mulheres (de Peru, Honduras e Brasil) pela preservação ambiental do território que habitam.

As protagonistas do documentário são a brasileira Carolina de Moura Campos, do Instituto Cordilheira, moradora de Brumadinho (MG), onde o rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, da Vale, em 25 de janeiro de 2019, matou 272 pessoas e despejou 13 milhões de metros cúbicos de rejeitos no Rio Paraopeba; Berta Cáceres, de Honduras, assassinada em 2016 devido às suas ações pela defesa ambiental e das terras do povo Lenca, maior comunidade indígena do país.

Já Máxima Acuña, que enfrentou uma grande batalha jurídica contra a mineradora transnacional Yanacocha, que explora a região de Cajamarca, no Peru, na maior mina de ouro da América Latina e cujos planos de expansão ainda ameaçam os camponeses.

 

 

Matéria por: Itatiaia