/Prefeitura realiza campanha de conscientização no combate à queimadas

Prefeitura realiza campanha de conscientização no combate à queimadas

O clima seco e a escassez de chuva, típico dessa época do ano, aumentam a ocorrência de queimadas e incêndios florestais. Ciente disso, a Prefeitura de Brumadinho, por meio da Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Defesa Civil realiza campanha de conscientização e prevenção à queimadas.

De acordo com a Lei de Crimes Ambientais, nº 9605/98, a queimada deve ser autorizada pelos órgãos ambientais (Ibama, Instituto Estadual de Florestas), caso contrário é considerada incêndio criminoso. Segundo a legislação configura-se crime ambiental o ato de causar qualquer tipo de poluição que coloque em risco a saúde humana, a segurança dos animais ou destrua a flora.

Profissionais de saúde alertam que a fumaça originada pelas queimadas aumenta a incidência de doenças respiratórias, uma vez que afeta diretamente os pulmões e, em tempos de Covid-19 pode agravar ainda mais a situação dos pacientes.

 

Como evitar incêndios florestais

Algumas ações são necessárias para evitar queimadas, um exemplo é não jogar bituca de cigarro no chão; não colocar fogo em lixos, entulhos ou folhagens e não acender fogueiras.

Além de não jogar garrafas de vidro e latas em matas ou em lugares com vegetação. Em dias de sol forte, somados à vegetação seca, podem ser objetos iniciadores de incêndios. Ao se deparar com fogo ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros, o telefone é 193.

 

Matéria Por: Thamara Amana  / Prefeitura Municipal de Brumadinho