/OMS irá avaliar se Varíola do Macaco é Emergência de Saúde Pública

OMS irá avaliar se Varíola do Macaco é Emergência de Saúde Pública

O Diretor da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou que a aparição atual dos casos da doença é algo “incomum e preocupante”. Uma reunião irá acontecer no dia 23 de junho com o comitê de emergência para avaliação.

 

Foi anunciado hoje, dia 14 de junho, terça-feira, pela OMS a convocação de uma reunião com o seu comitê de emergência para que seja realizado a avaliação da situação dos casos da Varíola do Macaco e se representa uma “emergência de saúde pública de alcance internacional”.

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor da OMS, declarou em coletiva de imprensa que a atual situação dos casos é “incomum e preocupante”, justificando a convocação para a reunião do dia 23.

A Varíola do Macaco pode causar febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios linfáticos inchados, calafrios e fadiga, mas não costuma ser mortal.

Após os sintomas listados acima começam a aparecer algumas erupções cutâneas (na face, palmas das mãos, solas dos pés), algumas lesões pústulas e crostas, mas normalmente os sintomas somem no período de duas ou três semanas.

As informações da Organização Mundial da Saúde é que até o dia 8 de junho o número de casos confirmados da doença era de 1300 no mundo, em países não endêmicos. A Varíola do Macaco é endêmica em 11 países da África Ocidental e na África Central.