/Novo Espaço do Canil Municipal foi entregue em Brumadinho

Novo Espaço do Canil Municipal foi entregue em Brumadinho

Um novo ambiente com maior infraestrutura e capacidade para abrigar até 40 animais. O espaço foi entregue pela Prefeitura Municipal nesta semana e passará a ser administrado pela Secretaria de Saúde.

Com ambiente mais salubre e de fácil higienização, a locação tem espaço para abrigar até 40 animais, o dobro da capacidade anterior. As baias são maiores e possuem espaço para circulação em área aberta e fechada, facilitando o banho de sol e proteção contra o frio e a chuva.

O novo canil conta com um espaço para triagem para atendimento dos animais resgatados de forma separada. Assim, caso tenham alguma doença infectocontagiosa, não contaminem os outros animais. O canil também tem um ambulatório para a realização de pequenos procedimentos, como por exemplo as castrações, que agora poderão ser realizadas tanto no local como no Castramóvel.

O veterinário Daniel, ressaltou que no canil só podem ser realizadas intervenções simples, medicação, bandagem e alimentação dos animais.

“Hoje, com essa nova estrutura, conseguimos atender melhor os animais resgatados e dar o suporte necessário com procedimentos simples. Vale destacar que não podemos exercer a função de hospital veterinário, não conseguimos atender casos de fratura e lacerações, o único procedimento cirúrgico que podemos fazer é a castração desses animais abandonados”, afirmou.

A inauguração foi feita pelo prefeito Nenen da Asa junto com o Secretário de Saúde, Eduardo Callegari. Estiveram presentes no ato da entrega o coordenador da Zoonoses, José Antônio de Moraes e a Secretária adjunta de Sáude, Fernanda Santos.

Segundo o Secretário, a escolha do novo espaço teve por objetivo melhorar as instalações do canil e consequentemente proporcionar aos funcionários melhores condições de trabalho.

“Queremos garantir um ambiente agradável, confortável e adequado aos animais resgatados e aos servidores, tudo conforme preconiza a lei”, destacou.

O canil municipal atende as solicitações e denúncias da população quanto a animais abandonados ou com doenças infectocontagiosas que possam trazer perigo para a saúde pública. Os funcionários responsáveis avaliam as demandas recebidas e todas que são de competência municipal são atendidas pelos veterinários. Ao chegar ao canil os animais recolhidos passam por uma triagem e após isso são direcionados às baias, recebem alimentação e cuidados imediatos, permanecendo ali por 15 dias ou até o estabelecimento de seu quadro clínico.

Para informações, solicitações ou denúncias entre em contato com a equipe de zoonoses pelo telefone 3571-2814.

Fotos: Prefeitura Municipal de Brumadinho ASCOM

 

 

Matéria por: Thamara Amana