/Festival MecaInhotim e o renascimento

Festival MecaInhotim e o renascimento


O município recebeu, no mês de maio, a 5a edição do Festival MecaInhotim que contou com a presença de grandes artistas como Gilberto Gil, Duda Beat e Pitty. O evento aconteceu nos dias 17,18 e19demaioeemmeioaneblina característica da Cidade e o frio marcante o público pode perceber que o Município ainda está vivo, de braços abertos e pronto para receber todos que queiram conhecer as belezas naturais de Brumadinho.
Foi um marco para o renascimento da Cidade após o crime da Vale. Mesmo ainda existindo um luto coletivo, em homenagem as mais de 200 vítimas e a 40.000 pessoas que foram atingidas, diretamente ou indiretamente, o Festival serviu como forma de esperança. Agora Brumadinho é vista com outros olhos pelo restante do Brasil e do mundo, os olhos que sempre enxergaram o Município com um brilho no olhar voltaram a ver com esse brilho, impossível de apagar. “Esse festival nos ajudou a voltar a respirar, é uma regeneração da Cidade. É como desejar um feliz ano novo para Brumadinho, renovar as energias. A doação da Vale ajudouamovimentareconomicamente as coisas nos últimos meses, mas foi o festival que lotou as casas e pousadas”, comenta o Guia Turístico Junio César que a muitos anos vem realizando o serviço de visitas guiadas ao Museu.
O evento foi marcado por muita felicidade, euforia, homenagens e discursos reivindicando e pedindo que a justiça seja feita. O primeiro dia, 17 de maio, foi marcado pelo um minuto de silêncio realizado pelo cantor Castello Branco, a primeira atração do Festival. Logo após, Pitty, em meio aos clássicos cantados a muitos anos, e a voz delicada de Céu clamaram por justiça, desejando que ela aja da forma mais correta possível e não de forma seletiva. No sábado, dia 18 de maio, popularmente conhecido como o principal dia do Festival, a cantora Duda Beat, conhecida por ser a “rainha da sofrência pop”, também exigiu que a Vale se responsabilize por tudo. Mais tarde no mesmo dia, a atração principal, Gilberto Gil, fez como forma de homenagem uma oração por Brumadinho e toda sua população, a música “Se eu quiser falar com Deus” foi a escolhida para a homenagem. “Vamos, nesta noite, elevar nossos pensamentos e mandar bons sentimentos para todos os moradores desta terra”, enfatizou Gilberto Gil durante sua apresentação na noite de sábado.
Segundo a organização do Festival, foi realizada a contratação de mão-de-obra local como forma de iniciativa para ajudar a reconstruir a região e a economia. Em todos os anos em que o Inhotim cedia o evento esse foi o que possuiu maior integração com a comunidade. A ajuda do Festival na cidade vai além de dar visibilidade e mostrar que a cidade ainda existe e funcionando normalmente, o Meca fomenta as pousadas, hotéis, restaurantes, hosteis, lojas e basicamente toda a economia da cidade, todos saem ganhando. Essa é a intenção dessas parcerias rmadas, transformar Brumadinho em um polo turístico do Brasil, para que a cidade consiga gerar renda em cima de outros serviços que não sejam somente a mineração e os mais clássicos, como vem acontecendo a muitos anos.
O FestivalMeca Inhotim contou com a participação de diversos artistas de renome durante os três dias, mas não foi somente a noite que as atividades aconteciam. Durante o dia era possível visitar as galerias, obras e os magní cos jardins do Instituto. Foram expostas diversas marcas com peças de moda, bolsas e o famoso glitter biodegradável, que vale ressaltar, fez muito sucesso no evento. Além das conversas com grandes nomes mundiais, como o bate-papo com o jornalista Walter Thompson-Hernández, do The New York Times, falando sobre a importância de trazer à tona grupos culturais nichados, a importância de colocar na superfície a subcultura.

Os organizadores do evento estudam a possiblidade de realizar, no segundo semestre, uma segunda edição do Festival. “Queremos fazer atividades mais regulares para aumentar o interesse na cidade, principalmente com foco no turismo”, a rmou Rodrigo Santanna, responsável pelo evento, em entrevista ao EL PAÍS.
O Inhotim desenvolveu, de outras formas, como ajudar a fomentar o turismo no Município. Alguns eventos estão sendo realizados nos nais de semana a alguns meses e fazem parte da programação cultural criada pelo Museu. Shows como o do Lenine, apresentação da Filarmônica de Minas Gerais estão acontecendo frequentemente nos jardins do Museu. As próximas atrações con rmadas são a banda Pato Fu em parceria com o Grupo Giramundo apresentando o show “Música de Brinquedo 2” no dia 15 de junho. O repertório é diversão garantida para toda a família, com clássicos da música pop nacional e internacional interpretados com a ajuda de brinquedos, instrumentos em miniatura, monstros cantantes e muito mais. Já no dia 22 de junho, e ainda fazendo parte da programação cultural, a Orquestra de Ouro Preto fará um concerto com a biogra a dos Beatles, a partir de uma combinação inusitada: a união de uma orquestra de cordas e uma banda de rock. Ambos os espetáculos acontecem às 15h, no palco próximo ao Magic Square. O ingresso de visitação do Inhotim dá acesso aos eventos.
A arte sempre esteve presente no Município, Brumadinho é o maior berço de artistas, curiosamente de todas as áreas da arte, que podemos encontrar, basta existir uma chance para que eles consigam mostrar seus trabalhos. Essa mistura de arte e meio ambiente é a fórmula que ajudará a cidade a se reerguer. O evento, MecaInhotim, contou com a presença de Gilberto Gil, Tulipa Ruiz, Pitty, Duda Beat, MC Tha, Céu, Castello Branco, Lamparina e a Primavera, todos no palco principal, além das apresentações no Palco Heineken. Música, bandas, artistas visuais, conversas e bate-papos e muita energia boa mostraram a todos que a união e o famoso ditado “uma mão lava a outra”, é essencial para a existência.