/Entrevista com o Novo Secretário de Governo de Brumadinho Geraldo Matosinhos

Entrevista com o Novo Secretário de Governo de Brumadinho Geraldo Matosinhos

Normalmente o cargo de secretário de Governo, por exigir diversas habilidades de diálogo com Parlamentares, é ocupado por pessoas experientes na convivência política do local. Uma de suas principais funções é intermediar e auxiliar o serviço do Executivo na casa Legislativa.

Em Brumadinho a Secretaria de Governo possui um novo nome que passou a ocupar a cadeira de Secretário. Geraldo Augusto Alves Matosinhos (Guti) conhecido pelos brumadinhenses a muitos anos já se candidatou ao cargo de Prefeito Municipal e participa da Política do Município.

O Jornal Circuito Notícias realizou uma entrevista com o Novo Secretário de Governo Geraldo Matosinhos (Guti) para esclarecer algumas dúvidas sobre sua visão acerca do Governo, sobre as dificuldades e responsabilidades do cargo que assume e sobre seus projetos e pensamentos para o futuro de Brumadinho. Veja na íntegra a Entrevista com o Secretário de Governo de Brumadinho:

 

  • A Secretaria de Governo é uma pasta de extrema importância para o Município, sabendo disso, e, em relação a atual gestão e o antigo Secretário, como você vai desenvolver o seu trabalho?

Eu chego para somar a equipe do Prefeito Nenem da Asa e para dar continuidade ao trabalho exercido pelo Ricardo Parreiras, que fez um excelente trabalho e que hoje está à frente da Secretaria de Fazenda. A nossa Pasta tem um viés mais institucional e político, com o desafio de fortalecer o elo do Executivo como o Legislativo Municipal. Política e pessoalmente tenho uma relação saudável com todos os vereadores e acredito que manteremos uma diplomacia na condução dos trabalhos nos próximos três anos e meio.

 

  • Quais são os Projetos que o Secretário possui em mente para colocar em prática?

O grande desafio é proporcionar um ambiente politicamente favorável para que a gestão possa governar com tranquilidade. Além disso, a secretaria tem um viés administrativo de outros setores que precisam ser olhados com carinho como a Defesa Civil e a Comunicação, por exemplo. Tenho certeza de que faremos um excelente trabalho com toda a nossa equipe.

 

  • Um Secretário de Governo necessariamente precisa ser articulado, correr atrás de novas parcerias e boas articulações políticas. Sobre o Futuro de Brumadinho, ações e novas parcerias, como o novo Secretário enxerga o Município nos próximos anos?

Penso que neste momento as articulações são muito mais propositivas e institucionais, no sentido de ajudar a cidade se desenvolver, do que política. O ano que vem teremos um novo processo eleitoral, mas ainda é muito cedo para falar em apoios ou parcerias da política local no âmbito estadual ou federal. Neste momento temos que pensar em ajudar o prefeito a trazer para a cidade novas indústrias, consolidar o nosso Distrito Industrial e acompanhar projetos importantes que certamente levaremos à apreciação da Câmara de Vereadores.

     

  • Toda troca possui como consequências algumas mudanças, no caso da Secretaria de Governo de Brumadinho, quais são as possíveis mudanças que a população pode aguardar?

Por enquanto é cedo falar em mudanças, pois temos que entender como está estruturada a Secretaria e qual a necessidade da gestão a médio e longo prazos. Mas pode ter certeza que toda mudança feita é no sentido de agregar valor ao trabalho que já vem sendo desenvolvido.

 

  • Um Governo unido possui mais força, qual é o apoio dado pela atual gestão a Secretaria? Existe uma autonomia de cada Secretaria?

Sim, cada secretário tem autonomia para fazer gestão de suas Pastas e para despachar diretamente com o prefeito a demanda de seus projetos para melhorar as políticas públicas que desenvolvemos para Brumadinho. É claro que como secretário de Governo acabo me envolvendo nos projetos de todas as Secretarias e dou a minha contribuição sempre que necessário, pois tenho também a confiança do prefeito Nenen da Asa para contribuir com os meus colegas.

 

  • Na última eleição você foi um dos candidatos a Prefeito de Brumadinho, tendo em vista que o atual Prefeito já está em reeleição e não pode concorrer ao cargo novamente, você pretende concorrer novamente ao cargo de Prefeito de Brumadinho em uma próxima eleição?

É cedo demais para pensar em uma disputa eleitoral. Até o próximo pleito municipal o Brasil tem que pensar em escolher os novos deputados, senadores, governadores e o presidente da República. Na hora certa vamos avaliar o cenário, entender os anseios da nossa população e avaliar, mas por enquanto temos um único objetivo: ajudar no desenvolvimento social, econômico e moral de Brumadinho e de nossa gente.