/Entrevista com o Candidato a Prefeito Márcio Guru

Entrevista com o Candidato a Prefeito Márcio Guru

As Eleições Municipais de 2020 estão cada vez mais próximas e pensando nisso o Jornal Circuito Notícias realizou uma entrevista com todos os candidatos a Prefeito de Brumadinho para sanar e esclarecer as dúvidas dos cidadãos. Acompanhe na Íntegra a Entrevista com o Candidato a Prefeito de Brumadinho Márcio Guru.

1 – A tragédia da Vale mostrou de uma forma definitiva que o Município não pode apenas depender da mineração. Quais os seus planos para diversificar a economia em Brumadinho?

Márcio Guru: Temos grande potencial turístico, cultural, agricultor e pecuário que podem interromper a dependência da mineração. Poucos investimentos destinados a essas áreas não proporcionam um desenvolvimento sustentável. Nosso objetivo é ouvir a população para levantar as demandas de cada setor, buscando o desenvolvimento de todo esse potencial efetivamente, ou seja, otimizar os investimentos buscando o desenvolvimento local, a qualificação do serviço prestado e a ampliação da renda da população. Nosso Plano prevê ações nesse sentido: Criar programas para estimular o cooperativismo para geração de renda; Criar Centros Culturais descentralizados; regulamentar o acesso aos pontos turísticos; Retomar a feira municipal de produtores; Fortalecer a parceria com o Circuito Turístico Veredas do Paraopeba.

 

2 – A Saúde de Brumadinho foi colocada em xeque com o impacto da tragédia da Vale na vida das pessoas e com a Pandemia em 2020. Quais as diretrizes para a Saúde?

Márcio Guru: Adotar critérios técnicos na composição da equipe gestora; Ampliar a oferta de Especialidades Médicas, conforme a demanda; Fortalecer e ampliar as a práticas integrativas com acesso facilitado aos moradores da área rural; garantir atendimento humanizado, valorizando as equipes; Estabelecer parcerias com municípios vizinhos, governos estadual e federal, para garantir viabilidade na manutenção do Hospital Municipal; Organizar a Rede de Atenção Primária em Saúde, que deve ser o primeiro acesso do cidadão, garantindo o suporte por meio de equipes complementares como o Serviço de Atenção Domiciliar, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família; Fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial para atendimento à população, mantendo-a como ordenadora do cuidado em saúde mental; dentre outras.

 

3 – Falta em Brumadinho uma política habitacional estruturada. O que o senhor pretende fazer nessa área?

Márcio Guru: O problema habitacional é bem mais complexo do que parece. Segundo o Censo 2010, apenas 65% das moradias possuíam esgotamento sanitário adequado; apenas 19,5% das moradias estavam localizadas em vias públicas adequadamente urbanizadas; e o pior, de lá para cá, pouca coisa mudou. O Plano Diretor que está a anos no papel, prevê de forma clara e objetiva as regras para uso e ocupação do solo e a primeira iniciativa será de regulamentá-lo após garantir que a população o conheça e o aprove. Nosso Plano de Governo ainda prevê uma política habitacional para os menos favorecidos com a retirada de famílias de áreas de risco e com a construção e financiamento de moradias de baixo custo para as famílias de baixa renda, através de parcerias que já estão sendo planejadas pela equipe de governo.

 

4 – Qualidade de vida engloba, entre outras questões, a Segurança Pública. Quais serão as ações de seu governo nessa área?

Márcio Guru: Esse é outro ponto que tem grande destaque em nosso Plano de Governo. Os baixos investimentos na área nos últimos anos deixaram o município e toda sua população em uma situação de vulnerabilidade extrema. Nossas ações serão direcionadas a retomada da nossa tranquilidade. Queremos que nossa população volte a ter confiança para transitar pela cidade com segurança.

Para isso propomos, principalmente:

  • Ampliar e fortalecer a parceria com a polícia militar para a realização periódica de blitz em pontos estratégicos;
  • Implantar pontos móveis de fiscalização nas vias de acesso ao município;
  • Firmar parcerias para a ampliação do uso de câmeras de segurança e monitoramento;
  • Envidar esforços para a ampliação do efetivo policial e para a criação de base comunitárias nos distritos;

 

5- Dentro do seu Plano de Governo está programado a continuidade de parcerias público-privadas?

Márcio Guru: Historicamente as parcerias público-privadas no Brasil tem sido foco de intensos debates, principalmente pela baixa qualidade dos serviços prestados, superfaturamentos e pelos escândalos de corrupção. Infelizmente, Brumadinho não deve fugir a essa regra. Em nosso governo, todas elas serão auditadas e revistas e, com todo certeza, serão mantidas aquelas que realmente proporcionarem benefícios reais a população.