/Elon Musk x Alexandre de Moraes: Batalha nas Redes Sociais Escala para Acusações de Ditadura e Controle sobre Lula

Elon Musk x Alexandre de Moraes: Batalha nas Redes Sociais Escala para Acusações de Ditadura e Controle sobre Lula

Brumadinho, 9 de abril de 2024.

O empresário bilionário Elon Musk voltou a atacar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em uma série de postagens agressivas nas redes sociais. Em suas declarações, Musk subiu o tom ao se referir a Moraes como um “ditador brutal” que supostamente controlaria o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em uma publicação na madrugada desta terça-feira (9), em sua rede social, Musk questionou como Alexandre de Moraes teria se tornado o “ditador do Brasil”, insinuando que o magistrado teria influência sobre Lula. Ele chegou a afirmar que Moraes teria Lula “na coleira”, em uma referência pejorativa.

Além disso, Musk compartilhou postagens de políticos brasileiros, como o deputado federal Marcel Van Hattem, que criticavam Moraes. Em resposta a um comentário do parlamentar gaúcho, Musk afirmou que foi Moraes quem “tirou Lula da cadeia” e, por isso, o presidente não tomaria medidas contra ele.

Entretanto, é importante ressaltar que a alegação de Musk é falsa. A decisão que resultou na libertação de Lula foi a que barrou a prisão em segunda instância, enquanto Moraes votou a favor da prisão e, portanto, contra os interesses de Lula.

A tensão entre Musk e Moraes também se estende aos bastidores judiciais, uma vez que, no domingo (7), por ordem do ministro do STF, o empresário dono da rede social onde Musk fez as postagens foi incluído na lista de investigados no inquérito que apura a existência de milícias digitais antidemocráticas e seu financiamento.

Essa troca de acusações entre um magnata da tecnologia e um ministro do STF ressalta a importância das redes sociais na disseminação de informações e como as declarações públicas podem ter repercussões legais e políticas significativas.