/Duas Barragens da Vale não estão mais com nível de Emergência em Brumadinho

Duas Barragens da Vale não estão mais com nível de Emergência em Brumadinho

De acordo com a mineradora Vale as barragens Capim Branco, na Mina da Jangada, e Menezes II, na Mina Córrego do Feijão conseguiram as Declarações alegando estabilidade das barragens.

Através de um comunicado, a mineradora Vale informou os cidadãos que duas de suas barragens, localizadas em Brumadinho, tiveram o nível de emergência retirado após conseguirem as Declarações de Condição de Estabilidade (DCE) positivas. A empresa informou que que após as declarações as duas barragens, Capim Branco e Menezes II, foram retiradas do nível 1 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM).

As condições das estruturas foram consideradas adequadas pelo Engenheiro de Registro (EoR) após a adoção de medidas de segurança, que visam a dar maior confiabilidade e qualidade ao processo contínuo de acompanhamento e revisão de segurança das barragens. As duas barragens seguem sendo monitoradas pela Vale e vistoriadas por auditores independentes. É importante destacar que atualmente não há estrutura geotécnica em nível de alerta nas minas de Córrego do Feijão e Jangada.