/Dinheiro nem sempre é uma boa saída

Dinheiro nem sempre é uma boa saída

Muitos acreditam que o dinheiro seja a solução para todos os problemas de uma pessoa, família ou até de uma comunidade inteira, seria inocência dizer que não ajuda, mas se for mal administrado pode virar um grande problema. Todo o dinheiro que está sendo colocado dentro de Brumadinho, como consequência do crime cometido na cidade, pela Vale, é um exemplo desse caso, onde a verba ajuda indivíduos, mas acaba atrapalhando a cidade.

Em janeiro, todos os moradores do Município começaram a receber até um salário mínimo, como forma de indenização, sendo divididos pela faixa etária. Essa ajuda também é dada para todos que tinham casas a até um quilômetro do Rio Paraopeba, de Brumadinho até Pompéu. Todo mês a empresa assina 99.835 mil cheques que são depositados nas respectivas contas bancárias.
Todo esse dinheiro, até mesmo o que está sendo pago para os que não foram atingidos diretamente pelo rompimento, é justo. O reparo que está sendo feito é imediato e não sofrerá impacto sobre possíveis decisões jurídicas no futuro, pois além da perda humana e material existiu uma desvalorização muito grande da área. Essa indenização não é mais que obrigação da empresa, mas números como esses jamais foram vistos pelos brumadinhenses, que de uma hora para outra ficaram “ricos”.

O grande problema está localizado aí, nesse momento a economia local sofre um certo “baque”. Trabalhadores sem vínculos empregatícios, empregadas domésticas, empregados do comércio de Brumadinho entre outros tantos simplesmente decretaram “férias voluntárias”, por acharem mais interessante viver com o valor pago pela indenização como forma de salário fixo, mas muitos esquecem que esse “salário fixo” tem data limite para existir, e em janeiro, quando a indenização parar de ser paga o caos reinará na economia local.

A falta de conhecimento na área da educação financeira é um problema que atinge o Brasil como um todo, não somente de Brumadinho. O jeito de resolver essa questão seria ofertar cursos e palestras sobre educação financeira para a população e fazer com que os brumadinhenses se conscientizem e não esqueçam que o “dinheiro da Vale” uma hora vai acabar.
Seja consciente e pense no seu futuro, talvez essa seja uma chance de fazer as coisas acontecerem e o jogo virar. Estude, busque informação e use seu dinheiro da melhor forma possível para que no futuro você colha os frutos de investimentos feitos com o dinheiro do presente.