/Dia Nacional da Cachaça: seminário apresentará novas tecnologias ao produtor mineiro

Dia Nacional da Cachaça: seminário apresentará novas tecnologias ao produtor mineiro

Inscrições abertas para evento que será realizado de 21 a 23/9, em Lavras.

No Dia Nacional da Cachaça, celebrado nesta quarta-feira (13/9), a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) lança o V Seminário Mineiro de Cachaça de Alambique.

O evento será realizado entre 21 e 23/9, em Lavras, na região do Campo das Vertentes, junto ao I Simpósio Brasileiro de Cachaça de Alambique (I SBCA).

Os encontros são promovidos em parceria entre Seapa e Universidade Federal de Lavras (Ufla).

Em torno do tema “Cachaça, 500 anos de história: um legado de uma matriz complexa, envolvendo equilíbrio entre cultura e pesquisa”, as atividades são presenciais e ocorrem no Parque Tecnológico da Ufla. Toda a cadeia produtiva e de valor do destilado está convidada a participar. As inscrições vão até 21/9, por meio deste link.

Programação

A programação inclui minicursos com temas como legislação, manejo da cana-de-açúcar, preparo e harmonização de blends, análise sensorial e selo de indicação geográfica, entre outros, além de conferências sobre comercialização e divulgação da cachaça, armazenamento e envelhecimento da bebida, mesas redondas, momentos para negócios e mais. Confira a programação completa aqui.

Diretora de Comercialização e Mercados da Seapa, Jaqueline de Fátima Santos explica que a junção dos eventos tem o objetivo de agregar conhecimentos e pessoas. “A Universidade Federal de Lavras trabalha com cachaça há muitos anos e trazer os produtores para a academia é importante para que eles sejam apresentados a novas tecnologias e assuntos da atualidade. O formato presencial proporcionará maior interação entre quem produz, pesquisadores, alunos e aqueles que já são referência no setor”, afirma.

Cachaça em Minas 

Conforme dados do Anuário da Cachaça 2021, publicado pelo Ministério da Agricultura em 2022, a cada três municípios que produzem a bebida no país, um é mineiro. O estado é o principal produtor nacional de cachaça de alambique, com mais de 350 cachaçarias e cerca de 2,2 mil marcas.

A cidade brasileira com o maior número de estabelecimentos produtores é Salinas, no Norte de Minas, somando 16. Já Córrego Fundo, na região Sudoeste do estado, ostenta o título de maior densidade cachaceira municipal no Brasil, com 643 habitantes para cada empreendimento de cachaça.

De janeiro a julho de 2023, as exportações da cachaça de Minas somaram receita de US$ 1,2 milhão e 221 toneladas embarcadas, o que representa um crescimento de 5,5% no valor e 12,9% no volume, em comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic). Os principais compradores do destilado mineiro no intervalo foram Uruguai, Itália e Estados Unidos.