/Dia D de Combate à Dengue em Brumadinho: Agentes de Saúde Intensificam Esforços Contra a Proliferação do Mosquito

Dia D de Combate à Dengue em Brumadinho: Agentes de Saúde Intensificam Esforços Contra a Proliferação do Mosquito

Na manhã do último sábado, dia 18 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde de Brumadinho promoveu o Dia D de combate à Dengue.

Contando com a participação ativa dos Agentes de Combate às Endemias e da Educação em Saúde do setor de Vigilância em Saúde, a ação foi realizada em dois pontos estratégicos de grande movimento na cidade, na entrada principal e em frente à quadra poliesportiva. A iniciativa incluiu a distribuição de panfletos e a oferta de orientações educativas para conscientizar a população sobre os riscos associados à Dengue.

Os esforços da Secretaria de Saúde de Brumadinho refletem a urgência de conter a disseminação da Dengue no município, uma vez que, de janeiro a setembro de 2023, foram notificados 998 casos suspeitos da doença. Destes, 34,7% foram confirmados, 37,9% descartados, e 2% ainda estavam sob investigação. Além disso, 25,4% dos casos notificados eram de residentes de outros municípios atendidos em Brumadinho. A gestão municipal destaca seu compromisso em investir em equipamentos de saúde para prevenção e tratamento da Dengue, garantindo recursos adequados nos PSFs, UPA e no Hospital Municipal para proporcionar tratamento eficaz aos pacientes.

A Prefeitura de Brumadinho continua a trabalhar incansavelmente para cuidar e acolher a população, reforçando a importância da colaboração de todos na luta contra a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Além das ações realizadas no Dia D, a comunidade é incentivada a adotar medidas simples no cotidiano, como a manutenção de caixas d’água bem tampadas, o descarte adequado do lixo e a eliminação de possíveis criadouros do mosquito. Estas medidas preventivas são essenciais para combater não apenas a Dengue, mas também outras doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, como a Chikungunya e o Zika vírus. A conscientização e a participação ativa da comunidade são fundamentais para criar um ambiente mais seguro e saudável para todos.