/Defesa Civil de MG Descarta Evacuação após Problemas em Estruturas da Vale em Mariana

Defesa Civil de MG Descarta Evacuação após Problemas em Estruturas da Vale em Mariana

Na noite desta segunda-feira (13), a Defesa Civil de Minas Gerais tranquilizou a população de Santa Rita Durão, em Mariana, informando que não há, no momento, a necessidade de evacuação para as 295 pessoas que residem na zona de autossalvamento das estruturas da Vale. A decisão foi tomada após a interdição de três pilhas de estéril da mineradora devido a problemas de estabilidade.

A comunidade, que aguardava uma vistoria desde a tarde, foi tranquilizada pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), que afirmou que a Agência Nacional de Mineração (ANM) e a Defesa Civil continuarão a análise técnica das condições de estabilidade das pilhas de estéril da Mina de Fábrica Nova.

O promotor do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Carlos Eduardo Ferreira Pinto, destacou que uma vistoria detalhada será realizada no local nesta terça-feira (14). Apesar da interdição determinada pela ANM devido a problemas na estabilidade física e nos sistemas de drenagem das pilhas Permanente I, Permanente II e União Vertente Santa Rita, a Cedec afirmou que não há, até o momento, elevação no nível da estrutura que justifique a evacuação.

A Vale também se pronunciou, assegurando que “não há risco iminente” relacionado às pilhas de estéril da mina de Fábrica Nova em Mariana e que não é necessária a remoção das famílias. A mineradora explicou que as pilhas de estéril são estruturas de aterro constituídas de material compactado e não sujeitas à liquefação. A situação continua sendo monitorada pelas autoridades competentes para garantir a segurança da comunidade.