/Cultura, Turismo valorizados e o renascimento de Brumadinho e Inhotim

Cultura, Turismo valorizados e o renascimento de Brumadinho e Inhotim

Mais de 100 dias após a tragédia e as dúvidas permanecem. O turismo é, com toda certeza, uma das grandes saídas que Brumadinho pode se amparar nesse momento. O Município é gigante, quando se fala em área territorial, temos uma vasta variedade de espécies da fauna e ora, além de estarmos localizados em uma das áreas mais bonitas do país, precisamos focar e fomentar o turismo do Município. Fazer com que Brumadinho seja visto com outros olhos, não seja lembrado apenas como a cidade que sofreu com um dos maiores desastres, ou crime, escolha a forma que você quer chamar, do mundo é o que nós devemos buscar para a cidade.

Com essa intenção o Museu Inhotim vem realizando uma sequência de atividades culturais e a intenção é manter o calendário repleto de atrações, trazendo para a cidade novos turistas de todas as partes do país, fazendo, mesmo que devagar, as pessoas entenderem que a cidade, o museu e as belezas naturais não foram destruídas e ainda estão aqui.

Como parte da programação cultural de 2019 o Instituto Inhotim apresentou no dia 27 de abril a primeira atração, o espetáculo da turnê “Lenine em Trânsito”. O sábado foi repleto de momentos memoráveis, onde cerca de duas mil pessoas ocuparam o Instituto para ter uma experiência artística. O próprio artista disse sobre o quão importante é a arte, e o quanto ela deve ser valorizada como forma de ajuda na resolução de problemas. “A arte cura de todas as maneiras. É sanidade, é conscientização planetária. A arte é uma das coisas mais belas que o ser humano já produziu e continua produzindo”, disse Lenine. No dia seguinte a apresentação do músico, dia 28 de abril, a Orquestra Maré do Amanhã fez uma apresentação nos jardins do Instituto completando o final de semana de apresentações culturais.

Dando continuidade à programação cultura de 2019 no dia 12 de maio, próximo domingo, Dia das Mães, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais fará uma apresentação especial, as 11 horas, em homenagem as mães de Brumadinho, sob a regência do maestro associado Marcos Arakaki. A apresentação será gratuita para os visitantes do Inhotim.

O Jornal Circuito Notícias apoia a campanha de resgate ao público com o intuito de fomentar o turismo local, trazendo de volta os visitantes para a cidade, fazendo girar a economia do Município. Fique atento nas programações e nas ações sociais e culturais que serão realizadas no Município. Ações como essas fazem com que a população consiga enxergar um futuro esperançoso na longa caminhada de reconstrução de Brumadinho.

Acesso ao Inhotim
Os ingressos de visitação no Instituto custam R$ 44 (inteira) e R$ 22 (meia entrada). Lembrando que moradores cadastrados no programa Nosso Inhotim têm gratuidade no ingresso e 50% de desconto nos eventos especiais realizados pelo Inhotim, como o show do Lenine. É possível fazer o cadastro por e-mail (nossoinhotim@inhotim.org. br) ou na próxima ação que será realizada na Praça da Rodoviária de Brumadinho, nos dias 10 e 11 de maio. Para chegar ao Instituto, localizado a 60 km de Belo Horizonte, é possível pegar uma das vans oferecidas pela Belvitur, operadora de turismo e eventos do Inhotim, que saem da Savassi. Há também a opção dos ônibus da Saritur, com saída da rodoviária.