/Conheça o Programa Saúde nas Escolas (PSE) e a ação realizada no mês de setembro

Conheça o Programa Saúde nas Escolas (PSE) e a ação realizada no mês de setembro

O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma parceria entre as secretarias de Saúde e Educação, em que os enfermeiros Huisnei Lourenço e Juliana Bernardes deslocam-se até as escolas para ter um momento de interação e educação com as crianças. O projeto busca incentivar os alunos a realização de práticas esportivas e demais ações de cuidado com a saúde. No mês de setembro a temática será sobre Bullying, intensificando mensagens de respeito, a cultura de paz e a vivência coletiva respeitando as diferenças. O motivo é a campanha Saúde Mental é Para Todo Mundo, que ocorre em virtude do Setembro Amarelo.

 

O PSE visa a integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida. As ações que compõem o programa abrangem: a vigilância nutricional, a promoção da alimentação adequada e saudável, o incentivo às práticas corporais e de atividade física e ações voltadas para oferta de cuidados para as crianças que apresentam obesidade.

 

Os encontros estão sendo realizados em todas as escolas conforme agendamento da direção, o mês de setembro é marcado por ações de valorização da vida e de saúde mental. Essa é uma preocupação constante da gestão, que investe em tratamentos psicológicos e locais de tratamento, para que todos os brumadinhenses tenham a oportunidade de serem ouvidos, acolhidos e ajudados independente de qual seja a situação que cause algum dano emocional.

 

 

 

Matéria por: Prefeitura Municipal de Brumadinho