/Confira a programação completa MECAInhotim 2022

Confira a programação completa MECAInhotim 2022

Nomes como Caetano Veloso, Alceu Valença, Fernanda Takai, Majur, Boogarins, Rachel Reis, Larissa Luz, Bala Desejo, Clara x Sofia, ÀVUÀ, Ubunto e VHOOR estão entre os confirmados; evento acontece nos dias 12, 13 e 14 de agosto no Museu Inhotim, em Brumadinho (MG)

 

Alana Rizzo (YouTube), João Pedrosa (BBB21), Samantha Almeida (Globo), Júlio Beltrão (MUSIC2/MYND), Marcela Ceribelli (Obvious.cc), Daniela Arrais (Contente.vc), Barbara Soalheiro (Mesa Company), Geni Núñez (@genipapos), Bruna Frog (@brunafrog), Giovanna Heliodoro (@transpreta) e Marcelo Rocha (@nosmarcelorocha) são os palestrantes que vão instigar a reflexão

 

 Além dos shows e talks, o festival contará com uma programação diurna de experiências, DJs sets, feira de produtores e de designers nacionais e after party e visitação de galerias de arte e jardins do Inhotim

 

Caetano Veloso é anunciado no lineup do MECAInhotim 2022 – Créditos: Fernando Young

 

O MECAInhotim está de volta com programação de shows, DJs, festas, projetos musicais, talks, experiências, feira de produtores e de designers nacionais e after party nos dias 12, 13 e 14 de agosto no Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG). Os shows ficam por conta de nomes como Caetano Veloso, Alceu Valença, Fernanda Takai, Larissa Luz, Majur, Rachel Reis, ÀVUÀ, Boogarins, Bala Desejo, Clara X Sofia, Ubunto e VHOOR, além de uma diversificada curadoria de experiências e palestras norteada por três pilares: corpo, criatividade e afeto.

 

Os shows serão totalmente dedicados à música brasileira e terão uma conexão especial com Caetano Veloso, que esteve no palco do MECA em 2016, quando o evento foi um dos pioneiros a apostar em um headliner brasileiro, depois de ter trazido para o Brasil, pela primeira vez, nomes como Charli XCX, Two Door Cinema Club e Vampire Weekend em outras edições. E o artista retorna logo após seu aniversário de 80 anos, celebrado no dia 7 de agosto.

 

As atrações serão divididas entre o Palco Principal (Magic Square) e a Igrejinha. Também será possível participar de oficinas de yoga, dança, fotografia, mandala botânica e até massagem coletiva. Interessados poderão se conectar com um desconhecido num ritual de flerte espontâneo, ou relaxar e se preparar para a maratona musical noturna com uma sessão de sound healing.

 

Os talks MECAInhotim terão nomes como Alana Rizzo (YouTube), João Pedrosa (BB21), Samantha Almeida (@tvglobo), Júlio Beltrão (@music2mynd), Marcela Ceribelli (@obvious.cc), Daniela Arrais (@contente.vc), Barbara Soalheiro (@mesa.company), Giovanna Heliodoro (BuzzFeed), Marcelo Rocha (AYIKA), Geni Núñez (@Genipapos), Bruna Frog:

 

As experiências, por sua vez, contarão com, Todo Corpo Dança,

Fotossensibilidade (@estevaoandrade), Massageaço, Love is in The Cloud (@isabellanardini), Mandalas Botânicas (@jonathansprada), Sound Healing (@somtuario), Yoga Possível (@cristianocollyeryoga) e Yoga Para Corpos Urbanos (@danilopatzdorf).

Na programação diurna de DJs, será possível curtir o som nas pickups de Kingdom, DJ Naroca, DJ FEU, Cleu e Guima, na Magic Square, e os DJ sets na Igrejinha (espaço onde se concentram maior parte das atrações diurnas), @marehmusic, Discos Baratos@juliaweckelmann

 

A tradicional feirinha MECAMarket de 2022 conta com marcas independentes de Belo Horizonte e São Paulo, como por exemplo: @_allestudio, @aya_pitaya, @diwocollab, @flordemim, @kanssei, @lote42, @lunnare.co, @moon_eyewear, @ojambu_bags, @rocustore e @solusi.brasil

 

Para o after party, o MECA se juntou com Deezer Brasil e Deu Baile. No sábado, vai rolar pistinha até o amanhecer, depois do encerramento da programação dentro do Inhotim, com VHOOR, Deize Tigrona, MC BIN LADEN, Valenttina LuzMárcio Vermelho e Guiima, até de manhã. O rolê acontece no Espaço Terrazzo, Rua José Henrique, s/n, em Brumadinho (MG).

 

Quando o assunto são festas e projetos musicais que vão comandar cerca de 17h de festa ao ar livre, teremos o Heineken Stage no espaço do Anfiteatro do Inhotim, que vai contar com:

 

O Baile da Bota: A festa de BH comandada por @jambruna, @cordovaaal e @charlottedrag enaltece a música eletrônica de periferia, do Tecnobrega ao Bahia Bass.

 

@bright___clouds: Conhecido por criar atmosferas envolventes e dançantes, o DJ residente da festa @delirio.bh e integrante do coletivo @love_paranoia transita com primor pelos diversos estilos da música eletrônica, em especial o House.

 

@chiararodello: Fã de trilhas de novela e do frenesi romântico dos clássicos da década de 80, a DJ é conhecida por sets de inspiração nostálgica marcados pela mistura de ritmos, da House Music ao Soul.

 

@fieldiscos: O DJ @ricardoathayde leva para o nosso festival um pedacinho da nossa loja de discos/bar favorita de SP.

 

@garagedisco: Inspirados pelo clima animado dos bailes dos anos 70 e 80, os DJs e amigos @zuccocaio, @gui_ishikawa, @luizlucato, @marlonaquino e @lov.ini se reúnem para fazer uma festa regada a muito Disco, Boogie, Funk e House.

 

@larysss: Integrante do coletivo @discothequebh, a DJ belorizontina é conhecida por seus sets cheios de groove inspirados na musicalidade negra dos anos 2000.

 

Party Íntima: Indie Rock, Disco Punk, Soft Porn, heavy drinks, neon toys e papel picado são os ingredientes que não podem faltar na festa comandada por @lucioribeiro e @rafaelurenha.

 

ARTISTAS NO LINE

 

Alceu Valença é anunciado como um dos headliners do MECAInhotim 2022 – Créditos: Leo Aversa

 

O show do cantor Alceu Valença mostrará um panorama das diversas vertentes de sua obra. Indo do sertão ao litoral brasileiro, seu espetáculo fluirá da folia ao pop, com vários hits de sua carreira – como Belle de Jour, Cavalo de Pau, Pelas Ruas que Andei, Como Dois Animais, Tropicana e Anunciação.

 

Fernanda Takai é anunciada no lineup do MECAInhotim 2022 – Créditos: Nadja Kouchi

 

Depois da incursão pela bossa nova nos últimos anos, Fernanda Takai retorna aos palcos em repertório pop, com destaque para as faixas do álbum lançado em 2020, finalista do Grammy Latino como Melhor Álbum de Música Pop Contemporânea. Acompanhada de sua banda, a artista comemora também os 15 anos de carreira solo e dá sequência a uma caminhada de 30 anos com o Pato Fu.

 

 


Majur é anunciada como uma das novas atrações do MECAInhotim 2022 – Créditos: Guilherme Nabha

 

A cantora e compositora baiana Majur, da nova geração brasileira, faz música contemporânea com toques alternativos, misturando soul, manipulação tecnológica e claves de matrizes africanas. Seus temas tratam de relações afetivas e empoderamento.

 

Os Boogarins são anunciados no lineup do MECAInhotim 2022 – Créditos: Valéria Pacheco

 

Os Boogarins, que se autoidentificam como uma banda do movimento setentista mineiro, apresentam no MECAInhotim 2022 o show especial em que cantam releituras do álbum Clube da Esquina e dão uma roupagem moderna às composições do clássico de 72.

 

 


Rachel Reis é anunciada no lineup do MECAInhotim 2022 – Créditos: Marias Produtora

 

Rachel Reis é cantora e compositora, nascida em Feira de Santana, na Bahia. Com sonoridade única, seu trabalho é uma mistura da essência da música de seu estado com referências do universo pop, afrobeat e MPB. Ela tem em sua lista de inspiração nomes como BaianaSystem, Mayra Andrade, Céu, Gilberto Gil, Amy Winehouse e Jorge Ben. De voz potente ao mesmo tempo em que suave, Rachel traz em sua música uma batida tropical futurista num pop desconstruído, em que mostra personalidade no canto, na presença e nas composições que abordam a vida cotidiana e dilemas amorosos contemporâneos.

 

 


Larissa Luz é anunciada no lineup do MECAInhotim 2022 – Créditos: Flora Negri

 

Larissa Luz é múltipla. Nascida em Salvador, ela contabiliza dez anos de carreira.  Já lançou álbuns como Mudança (2012), Território Conquistado (2016) e Trovão (2019), e com Território Conquistado (2016) foi indicada ao Prêmio da Música Brasileira na categoria Melhor Cantora de Pop/Rock/Reggae/Hip Hop e Funk. Em 2022, estreou no GNT como apresentadora do Saia Justa ao lado de Astrid Fontenelle, Luana Xavier e Sabrina Sato e, em setembro, fará sua primeira participação no palco do Rock in Rio Brasil.

 

Bala Desejo é anunciado para o lineup do MECAInhotim 2022 – Créditos: Leco Moura

 

O Bala Desejo combina seu repertório autoral e releituras de outras obras, planejando shows para servirem como manifesto sobre a cena musical na qual está inserido. Assim, ao lado de suas próprias canções, o grupo passeia pelos greatest hits da galera, em que interpreta releituras de faixas gravadas por amigos, escolhidas entre as que mais têm a ver com o espírito do Bala Desejo.

 

Clara x Sofia são anunciadas como novas atrações do MECAInhotim 2022 – Créditos: Rafael Caetano  

 

O duo mineiro Clara x Sofia se destaca por seu ritmo pop de muita sonoridade e influência do pop europeu contemporâneo, do pop rock, do funk e da bossa nova. Fará apresentações dançantes, coreografadas, com guitarra, synth, baixo, bateria forte e vocais marcantes.

 

O duo ÀVUÀ é anunciado no lineup do MECAInhotim 2022 – Créditos: Divulgação

 

O duo  ÀVUÀ, formado por Bruna Black e Jota.pê, se uniu após o sucesso do single Conte Comigo, lançado em 2019. A música fez parte do álbum Garoa, do Jota.pê, e se tornou a faixa com maior número de plays dos dois artistas até então. Conte Comigo soma cinco milhões de execuções até o momento apenas no Spotify.

 

Ubunto é anunciado no lineup do MECAInhotim 2022 – Créditos: Divulgação

 

Ubunto, produtor musical e dj, é um artista baiano atuante na cena contemporânea da música brasileira desde 2014. Seus trabalhos incluem produções musicais com nomes como Adriana Calcanhoto, Fafá de Belém, Vanessa da Mata, Preta Gil, Fran, e Majur.

 

VHOOR é anunciado no lineup do MECAInhotim 2022 – Créditos: Divulgação 

 

VHOOR é um dos beatmakers mais originais do Brasil e mistura música eletrônica com elementos do funk e percussão afro-latina. O mineiro se destaca na cena urbana brasileira, produzindo instrumentais para os principais artistas do hip hop: o ep Outro Rolê com FBC. Também é um dos integrantes do coletivo Weird Baile junto com os beatmakers Mu540 e JLZ.

 

O festival multicultural da plataforma MECA em parceria com o Instituto Inhotim explora os universos de música, arte, moda, inovação, sustentabilidade e conhecimento. Durante os três dias, a exuberância do parque botânico e as galerias de arte do Inhotim serão um destaque a mais para a programação noturna de shows e djs e da programação diurna de talks e workshops.

 

Por causa da pandemia da covid-19, as edições de 2020 e 2021 foram remarcadas. Os ingressos adquiridos para estes anos serão aceitos agora. A venda dos ingressos Passaporte para os três dias continua sendo realizada através do site e aplicativo da Ingresse.

 

Talks MECAInhotim 

 

Alana Rizzo: líder de políticas públicas e relações governamentais do YouTube no Brasil, e jornalista é também co-fundadora da @redescordiais, iniciativa que treina influenciadores digitais no combate à desinformação.

 

João Pedrosa: professor de geografia da rede pública, ficou conhecido por sua atuação no BBB 2021 e se tornou uma das importantes vozes da educação no universo midiático. Semanalmente, imprime sua personalidade como apresentador do programa Trace Trends.

 

Samantha Almeida: uma das principais lideranças de comunicação e criatividade do país, é diretora de criação e conteúdo @tvglobo, onde coordena equipes de autores, pesquisadores e produtores da emissora.

 

Júlio Beltrão: publicitário, head artístico da @music2mynd, maior agência de marketing de influência do Brasil, é responsável pelo projeto Wakanda is Here, que impulsiona a presença da negritude na publicidade. Cuida da carreira de nomes como João Pedrosa, Gil do Vigor, Babu Santana e outros criadores negros de conteúdo.

 

Marcela Ceribelli: fundadora e CEO da @obvious.cc, plataforma famosa pela criação de narrativas para o público feminino, é também apresentadora do podcast Bom Dia, Obvious, que já soma 7 milhões de ouvintes.

 

Daniela Arrais: pioneira de movimentos relevantes no universo digital, a jornalista pernambucana é sócia-fundadora e diretora de criação da @contente.vc, plataforma de conteúdo e educomunicação que tem como propósito construir a #ainternetqueagentequer.

 

Barbara Soalheiro: jornalista e empresária mineira, é fundadora da @mesa.company, iniciativa que desde 2011 resolve problemas complexos em cinco dias, utilizando um método de inovação que é referência no mercado criativo nacional e internacional.

 

Giovanna Heliodoro: historiadora conhecida como Trans Preta, a historiadora compartilha nas redes reflexões potentes sobre raça e gênero. Também é autora do livro “Raízes – Resistência Histórica” e colunista do BuzzFeed.

 

Marcelo Rocha: diretor executivo do Instituto AYIKA, fotógrafo e ativista em educação, negritude e mudanças climáticas, é colunista no @um_so_planeta e foi uma das vozes brasileiras destaque nas COPs de Clima, indicado junto a MIPAD/ONU como um dos cem negros mais influentes da década.

 

Geni Núñez: conhecida nas redes por promover discussões sobre não-monogamia sob uma perspectiva decolonial, é ativista indígena, escritora e psicóloga e desenvolve doutorado sobre raça e gênero pela @universidadeufsc.

 

Bruna Frog: misturando publicidade, arte e poesia, a influenciadora digital compartilha sua jornada de autoconhecimento nas redes e constrói pontes de afeto entre marcas e audiência.

Experiências MECAInhotim

 

Todo Corpo Dança: com dança contemporânea e práticas de consciência corporal, Artur Hiroyuki e Rodrigo Guima ensinam o público a se reconectar com seu próprio corpo.

 

Fotossensibilidade: @estevaoandrade explica como exercitar a sensibilidade afetiva através da fotografia.

 

Massageaço: uma grande massagem coletiva, coordenada por Danilo Patzdorf e Isabela Laynes, mesclando arte e saúde do corpo e da mente.

 

Love is in The Cloud: @isabellanardini coordena uma experiência de aproximação humana para gerar faíscas de conexão inéditas e frio na barriga.

 

Mandalas Botânicas: @jonathansprada indica como expressar-se artisticamente utilizando como matéria-prima folhas e flores dos jardins do @inhotim.

 

Sound Healing: idealizador do @somtuario, Victor Chateaubriand orienta como relaxar e experimentar o poder curativo da música.

 

Yoga Possível: @cristianocollyeryoga mostra como qualquer pessoa pode começar a praticar yoga quando quiser e com o corpo que tiver.

 

Yoga Para Corpos Urbanos: por meio da yoga, @danilopatzdorf promove uma investigação do (des)equilíbrio da realidade em que vivemos.

Programação diurna de DJs do MECAInhotim

 

  • Abertura do Palco Principal (Magic Square):

 

Kingdom: com hip hop, dancehall, R&B, trap, funk ou pop, a integrante da girl-gang belorizontina @fendaoficial e residente da @masterplanobh explora a miríade de facetas da cultura musical preta.

 

DJ Naroca: fã das novidades do passado e dos lados B do futuro, a DJ e musicista é conhecida por sets marcados por uma refinada seleção de brasilidades e pontuados por surpresinhas pop, latinas e africanas.

 

DJ FEU: a DJ mineira, gestora do projeto social De Quebradinha, leva os participantes a um passeio pelos mais diversos ritmos: do rap ao house, com escala na MPB.

 

Cleu: conhecido por sets calorosos e uma pesquisa musical que vai do bregafunk à nova MPB, o DJ mineiro e residente do MECA já tocou de “evidências” à “gypsy woman” no festival.

 

Guima: os sets do DJ residente do MECA navegam entre downtempo, latin & tech grooves e house com muita energia e algumas pitadas de batidas quebradas.

 

  • DJ sets na Igrejinha (espaço onde se concentram maior parte das atrações diurnas)

 

@marehmusic: um dos selos musicais favoritos será muito bem representado pelos DJs residentes @gugaroselli, com sua afinada curadoria que passeia entre Slow Tempo e Disco, e @djrafaelcancian e seus mixes recheados de jazz, soul, funk, world music e house.

 

Discos Baratos: a dupla @guiscott e @pinohenriquepedra vai apresentar as preciosidades musicais que garimpam em lojas de discos ao redor do mundo.

 

@juliaweckelmann: depois de passagens pela festa Babel e o SP Na Rua, a DJ leva para o Inhotim sua leitura contemporânea da black music.

 

As experiências e talks acontecem entre 12 e 16 horas na sexta-feira e entre 11 e 16 horas no sábado e no domingo. Já os DJs sets diurnos começam a partir das 14h30, na Igrejinha, e se estendem até a abertura do palco principal, na Magic Square. Em breve, novos horários serão divulgados.

 

Os ingressos avulsos, para cada dia do festival, também podem ser comprados  por meio da Ingresse.

 

Lineup de shows por dia

 

Sexta-feira (12 de agosto)

– Fernanda Takai

– Clara X Sofia

– Rachel Reis

– Larissa Luz

– VHOOR

 

Sábado (13 de agosto)

– ÀVUÀ

– Bala Desejo

– Majur

– Caetano Veloso

– Ubunto

 

Domingo (14 de agosto)

– Boogarins

– Alceu Valença

 

MECAInhotim

12, 13 e 14 de agosto de 2022