/Brumadinho, um lugar especial para se conhecer

Brumadinho, um lugar especial para se conhecer

Um Município cheio de histórias para compartilhar que oferece muitas opções para os amantes do ecoturismo, inúmeros esportes para se praticar e uma incrível culinária com ótimos anfitriões, Brumadinho possui um futuro promissor quando o assunto é Ecoturismo. Futuro esse que já está se tornando realidade no Município.

Cercada e rodeada por serras, que criaram uma espécie de “muralha”, onde de alguma forma isolaram o Município de Brumadinho das grandes cidades, fazendo com que o local ainda pudesse preservar peculiaridades e antigos costumes das cidades de interior de Minas Gerais, mas aliando isso as novas tecnologias do mundo moderno, no território brumadinhense é possível encontrar de tudo um pouco quando o assunto é Ecoturismo.

Brumadinho é um paraíso, localizado a alguns minutos da capital mineira, Belo Horizonte, que conquistou o coração dos brasileiros e turistas de todo o mundo, mas que, aos poucos, mostra que ainda possuí muito para se mostrar em relação as belezas naturais de seus distritos, todas as delícias gastronômicas, a paz e tranquilidade das pousadas e hotéis e o aconchego da população em receber seus turistas.

Brumadinho ficou mundialmente conhecido pelo maior Museu a céu aberto do mundo, o Instituto Inhotim, mas se engana quem acredita que essa é a única opção de Ecoturismo na cidade. O Município é um terreno fértil para o ecoturismo e para as atividades ao ar livre. Para os amantes dos esportes radicais, os turistas mais aventureiros, é possível encontrar aos pés das Serras da Moeda e Rola-Moça muitas opções para aproveitar como caminhadas ecológicas, cavalgadas, mountain bike, off road, arvorismo, tirolesa, rapel ou, para os mais corajosos, até mesmo o voo livre.

 

O Ecoturismo é uma forma diferente de realizar o turismo, aproveitando, respeitando e preservando a natureza do local enquanto os turistas podem admirar ou realizar algumas atividades. Um dos pontos principais do Ecoturismo é a conscientização e a preservação do meio ambiente em forma de lazer e aprendizado.

Brumadinho possui hoje inúmeras cachoeiras espalhadas pelo território, muitas capelas, igrejas e Quilombos que contam um pouco da história do Município, muitos bares e restaurantes com as melhores opções da culinária mineira dentre outras culinárias mundiais, além dos esportes radicais praticados por todos os cantos do Município.

As cavalgadas são um dos atrativos mais conhecidos no Município, na região de Palhano, aos pés da Serra da Moeda, é possível encontrar diversos Haras que alugam as baias, para que os cavalos possam ser tratados da melhor maneira, ou alugam os próprios animais, tanto para os experientes nas cavalgadas quanto para os iniciantes. As cavalgadas na região unem o turismo equestre com todas as belezas naturais do local, levando os turistas a conhecerem incríveis lugares e pontos turísticos de Brumadinho que muitos nunca imaginaram existir. Todos os meses acontece a tradicional Cavalgada da Lua Cheia, que atrai diversos visitantes e entusiastas equestres para Brumadinho.

 

O empresário, Alexandre Gribel, é um dos amantes das cavalgadas e frequentador de Brumadinho há muitos anos, inclusive possuindo um Haras próprio aos pés da Serra da Moeda. Para Alexandre Brumadinho é realmente um dos lugares mais bonitos do país, além de ser um Município excelente para as cavalgadas. “Tudo me encanta na região, todas as belezas, as inúmeras atividades a se fazer, a hospitalidade dos brumadinhenses, a cultura local e toda a história da Cidade. Vejo um futuro muito promissor para a região” afirma o empresário.

Uma das intenções de Alexandre Gribel é trazer para Palhano, interior de Brumadinho, o CEPEL (Centro de Preparação Equestre da Lagoa), que atualmente tem sua sede na região da Pampulha em Belo Horizonte. A ideia do empresário é unir o CEPEL com o Loteamento Pedra Histórica Haras e Residência, empreendimento de autoria do próprio Alexandre na região, fomentando assim, não somente o turismo no local, mas também as cavalgadas, os esportes e o Ecoturismo.

A união de todos esses fatores faz de Brumadinho uma grande promessa para se tornar um dos maiores polos do Ecoturismo no Brasil, um destino muito procurado pelos amantes do Turismo consciente. Um local aonde se pode encontrar de pequenos riachos a cachoeiras grandes, de botecos de bairro a restaurantes de alta gastronomia, de esportes mais calmos, como caminhadas, aos mais radicais, como o Voo livre. Brumadinho é uma cidade completa, que possui um pouco de tudo, porém com muita beleza, delicadeza, paz e aconchego. Venha para Brumadinho e valorize o Ecoturismo no local, pois com a consciência de preservação será possível visitar as maravilhas de Brumadinho para sempre.