/Brumadinho é novamente destaque dos indicadores do Previne Brasil na Atenção Primária à Saúde

Brumadinho é novamente destaque dos indicadores do Previne Brasil na Atenção Primária à Saúde

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Brumadinho conquistou o primeiro lugar em avaliação do Previne Brasil na região (microrregião de Betim) e o 65° entre os 853 municípios do Estado de Minas Gerais. A notícia foi repassada à equipe da Atenção Primária à Saúde (APS) durante apresentação dos indicadores do município.

O Previne Brasil é um programa do Ministério da Saúde, instituído em 2019, que visa a fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS) a partir da promoção e integração de ações de prevenção e promoção à saúde, diagnóstico precoce e tratamento adequado de doenças e agravos à saúde.

Brumadinho alcançou o indicador sintético final (ISF) 9,95 na avaliação referente ao primeiro quadrimestre de 2023. O índice é calculado a cada quatro meses e possui sete critérios que avalia as ações do município nas áreas de saúde da mulher, saúde da criança e doenças crônicas.

O resultado é uma conquista para a cidade, pois é a Atenção Primária à Saúde (APS) que cuida da base dos problemas de saúde, evitando que se agravem, além de integrar ações preventivas e oferecer uma atenção integral à saúde do paciente.