/Brumadinho apresenta Projeto do Distrito Industrial do Município

Brumadinho apresenta Projeto do Distrito Industrial do Município

A intenção é apresentar o Projeto para empresas, mostrando as vantagens e os benefícios que serão concedidos. O evento aconteceu na FIEMG detalhando o projeto que possuí a intenção de diversificar a economia local.

Brumadinho participou na última quinta-feira, dia 3 de agosto, na FIEMG, em Belo Horizonte do evento de apresentação e divulgação do novo Distrito Industrial de Brumadinho para empresas. Durante a apresentação do Projeto, foi informado pela Prefeitura Municipal que o Órgão ficará responsável pela gestão do local, além de detalhar outros pontos do Projeto.

O evento de apresentação do Distrito Industrial é um dos pontos do Projeto Invista Mais da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais realizado por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Diversos representantes do Governo de Minas estiveram presentes, assim como representantes do Governo de Brumadinho, além do Presidente da CDL Brumadinho, Henrique Mendes.

Durante a apresentação do Projeto, o Prefeito de Brumadinho, Nenen da Asa, afirmou a intenção de criar um Distrito Industrial no Município “É importantíssimo isso. É algo que esperávamos por muitos e muitos anos, porque Brumadinho sempre sobreviveu da mineração e nós não tínhamos outras fontes de emprego e renda. Agora com o Distrito Industrial nós vamos gerar mais empregos do que a mineração, mais renda do que a mineração e vai diversificar as fontes de empregos”, informou Nenen da Asa.

Christiane Passos, atual Secretária de Desenvolvimento Econômico de Brumadinho, estava presente no evento e explicou como funcionarão os critérios para selecionar as empresas que irão atuar no Distrito Industrial. “Os critérios estão sendo discutidos e serão tratados com cada setor, dependendo das características de cada empresa. Nós tomamos um grande cuidado pra constituir um comitê pra que esse comitê tenha deliberação e trabalhe junto com o poder executivo nas ações para que tudo tenha muita transparência e cautela para que tudo seja feito de forma adequada”, explicou.

Toda a construção e a implantação do Distrito Industrial será realizada pela Prefeitura, através do acordo com a Vale referente ao rompimento. Ao todo foram disponibilizados cerca de 1.000.000 m², onde existirá infraestrutura adequada para receber empresas. Outros pontos importantes que estão sendo trabalhados na cidade é a capacitação de mão de obra especializada, modernização da legislação municipal e o incremento do setor da Economia Criativa.

“A gente acredita que ele vai ser um espaço que vai ser muito procurado. Nós estamos nos limites adequados da Região Metropolitana, onde qualquer empresário quer investir. A hora que a pessoa chegar e ela perceber o que de oferta tem a oferecer pra ela, eu tenho certeza que o Distrito Industrial nosso vai ser muito fomentado e vai ser só sucesso”, concluiu Nenen da Asa.

Entre os incentivos apresentados pela diretora da Superintendência de Tributação, Terezinha D’Aquino Filardi, estão os incentivos fiscais e tributários, a concessão de terrenos e as linhas de crédito. “A política de atração de investimentos é uma política do governo do Estado e tem trazido ganho em arrecadação, mais investimentos para as cidades, mais emprego e mais renda”, afirmou. Ela explicou que serão feitas tratativas individuais com cada investidor e empresário interessados.

De forma mais detalhada, ela mostrou que serão adotadas ações para a simplificação tributária, buscando simplificar a escrituração e a apuração do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) ao conceder créditos presumidos. Ela explica que o contribuinte abre mão da apuração normal do imposto em débito e crédito e o Estado concede um crédito presumido, exigindo um percentual de recolhimento efetivo sobre o faturamento, simplificando o processo.